Nossa Senhora, nosso refúgio

Há 37 anos, conheci o padre Jonas. Foi ele quem celebrou o meu casamento; ele foi o diretor espiritual do meu namoro.

Há um filosofo grego que diz que o homem é do tamanho do seu sonho. Desde que o [padre Jonas] conheci ele tinha uma sede insaciável de evangelizar; então, Deus foi saciando a sede dele, mas o padre não foi um sonhador com a cabeça na lua. Não. Ele tinha a cabeça no céu, mas os pés no chão.

Amanhã, é festa de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A imagem dela foi encontrada no rio Paraíba, na cidade de Aparecida (SP). Não houve mensagens nem videntes, apenas uma "imagenzinha", mas esta falou muito alto. Vamos meditar um pouco sobre essa santa:

Depois de 17 dias de viagem, um conde vinha de São Paulo, a cavalo, para Aparecida. Quando foi chegando à região da vila de Guaratinguetá (SP), houve uma ordem da Câmara notificando aos pescadores que apresentassem, ao governador, todos os peixes que pudessem pescar naquele dia. Os pescadores foram ao posto Itaguaçu, mas não conseguiram pescar nada, apenas o corpo de [imagem] uma senhora, mas sem a cabeça. Depois de lançar a rede novamente no rio, os pescadores tiraram a cabeça da mesma senhora, sem saber quem a tinha colocado ali. Ali estava o grande sinal. Foi um milagre extraordinário.

É assim que Nossa Senhora age, de maneira simples, silenciosa, mas sempre dando sinais. Ela apareceu, quem sabe, na cor negra para nos dizer que os negros também são filhos dela e nossos irmãos.

Em 1946, foi iniciada a construção de uma igreja maior, no centro da cidade de Aparecida. Hoje, a Basílica Nacional de Aparecida é a segunda maior do mundo, perdendo apenas para o Vaticano. Foi o povo pobre quem a construiu. São os pobres que vêm de longe e lotam a basílica para rezar à Mãe Aparecida.

A imagem é um símbolo eficaz de que a Virgem Maria está presente. Leve Maria para a sua casa. Muitos católicos ainda são influenciados pelos protestantes, que não entendem que nós a veneramos. Não é adoração, pois Ela não é deusa. Ela é uma mulher que – entre todas as mulheres do mundo – Deus escolheu para ser sua Mãe.

Ave, cheia de graça! Esse termo vem da época dos romanos, e "ave" quer dizer "salve". Nossa Senhora é imaculada, cheia de graça. O anjo disse a Ela: "O Senhor é convosco, bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do vosso ventre, Jesus". A Ave-Maria gira em torno de Jesus; Ela é “cristocêntrica”.

Em 1864, a princesa Isabel doou uma coroa a Nossa Senhora para pagar uma promessa. Ela pediu à santa um herdeiro para o trono, pois ela não conseguia ter um filho. Ela prometeu que, se tivesse um filho homem, ela iria até Aparecida para coroar Maria. Sete anos após ter feito o pedido, a princesa Isabel deu à luz dom Pedro Alcântara. Em 1884, a princesa foi a Aparecida com a coroa e os três filhos: dom Pedro de Alcântara, dom Luís Felipe e dom Antônio e, então, houve a coroação em 1904.

O Brasil nasceu católico, por isso, o dia 12 de outubro é feriado, porque é o dia da Mãe do Brasil. O Congresso, muitas vezes, tenta eliminar o dia de Nossa Senhora Aparecida, mas não podemos deixar isso acontecer porque temos o direito de parar nesse dia e olhar para nossa Mãe. É dia de nos ajoelhar aos pés dela para – com Ela – rezar e pedir sua intercessão, mas não para adorá-la.

Em 1930, oficialmente, o Brasil foi consagrado a Nossa Senhora Aparecida. Nós temos uma protetora no céu e na terra. Deus quis que esta fosse a nossa Nossa Senhora. Cada lugar onde Ela se manifesta, recebe um título diferente, porque Ela aparece de acordo com a necessidade de cada época.

O México, hoje, é o país mais católico [de acordo com a porcentagem do número de fiéis e do número de habitantes] do mundo por causa da aparição de Nossa Senhora de Guadalupe. A primeira coisa que Ela pede em uma aparição é que construam uma capela para Ela. Se você quer agradar Nossa Senhora, construa uma capela para Ela, onde não há uma. E se nessa capela houver adorações Eucarísticas e Santas Missas, a Santíssima Virgem vai derramar muitas graças sobre este local.

Um dos milagres de Nossa Senhora foi a um escravo fugitivo, que, conduzido de volta à fazenda onde morava, pediu ao patrão para fazer uma oração quando passou pela capela. Enquanto ele estava em oração, caiu a corrente que lhe prendia as mãos. Elas se encontram até hoje na capela de Nossa Senhora. Aquele patrão, tocado pelo milagre, ofereceu à santa o preço do escravo e tornou-o uma pessoa livre.

O santuário de Nossa Senhora é casa de bênçãos, de raças, não há santuário onde você não encontre relatos de milagres.

A imagem de Nossa Senhora traz uma bandeira do Brasil porque o país foi consagrado a Ela na presença do então presidente da república e ninguém vai tirar do Brasil este dia santo, porque ele é nosso.

O papa Bento XVI, falando do Rosário, disse no Vaticano que o terço é um meio agradável de – pela Virgem – contemplar Jesus, amá-Lo e servi-Lo fielmente. É, portanto, mais um Papa que recomenda o Rosário. O papa João Paulo II dizia que esta era a sua oração predileta.

Cada um de nós precisa rezar o Rosário, pois não existe problema de ordem familiar, nacional ou internacional que não possa ser resolvido por meio dessa oração.

Transcrição: Michelle Mimoso
Fotos: Natalino Ueda


Prof. Felipe Aquino


Doutor em engenharia mecânica, pregador e escritor

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo