O Espírito Santo nos transforma

Padre Roger Luis
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

"Início do Evangelho de Jesus Cristo, Filho de Deus. Está escrito no profeta Isaías: “Eis que envio à tua frente o meu mensageiro, e ele preparará teu caminho. Voz de quem clama no deserto: Preparai o caminho do Senhor, endireitai as veredas para ele”. Assim veio João, batizando no deserto e pregando um batismo de conversão, para o perdão dos pecados. A Judéia inteira e todos os habitantes de Jerusalém saíam ao seu encontro, e eram batizados no rio Jordão, confessando os seus pecados. João se vestia de pêlos de camelo, usava um cinto de couro à cintura e alimentava-se de gafanhotos e mel silvestre. Ele proclamava: “Depois de mim vem aquele que é mais forte do que eu. Eu nem sou digno de, abaixando-me, desatar a correia de suas sandálias. Eu vos batizei com água. Ele vos batizará com o Espírito Santo”. (Mc 1,1-8)

Esta Palavra está relacionada ao ministério de Jesus. O Senhor veio ao mundo para batizar as nações no Espírito Santo e, no Atos dos Apóstolos, encontramos também esta certeza. "Então, eu me lembrei do que o Senhor havia dito: 'João batizou com água, mas vós sereis batizados com o Espírito Santo'" (At 11,1-16)
.

Deus enviou o Espírito Santo para renovar toda a face da Terra, ou seja, não somente os judeus, mas também os pagãos; por isso São Paulo, no final de seu ministério, dirigiu-se a Roma, capital do Império e coração pagão do mundo. Ele queria levar o Espírito Santo a todos os pagãos.

A promessa do Paráclito é para todos nós. Batizados n'Ele, teremos vida nova e seremos conduzidos à vontade de Deus.

O batismo no Espírito Santo é uma graça do Senhor e nós o recebemos para nos tornarmos testemunhas de Cristo. Esse batismo, na teologia de São Lucas, não é sacramental, mas a experiência de Pentecostes. Por isso precisamos desejá-Lo sempre.

A ação de Deus em nossa vida, a partir do batismo no Espírito Santo, é algo simples, mas confunde, inclusive, muitos “letrados”. Sobre ele, Karl Rahner, um grande teólogo católico, afirmou que não se pode contestar que o homem tenha experiências de graça que lhe dão uma sensação de libertação, as quais lhes abrem horizontes completamente novos, transformando suas atitudes cristãs mais íntimas. Nada nos impede de chamar tais experiências de batismo no Espírito.

Lembro-me de minha primeira experiência. Estava no grupo de oração e algumas pessoas rezavam e pediam o batismo no Espírito de Deus. Eu desejei imensamente recebê-Lo. Então, uma pessoa simples rezou por mim e eu recebi, de uma forma nova, o Espírito Santo.

Há alguns dias, fui batizado novamente. Estava no meu quarto, lendo a Palavra de Deus, e fui tomado novamente pela graça do Espírito, por um amor imenso ao Senhor. Isso renovou meu desejo de santidade.

Precisamos desejar, todos os dias, uma experiência nova com o Senhor.

Se o seu casamento não vai bem, se você tem muitas dificuldades, peça o batismo no Espírito Santo, renove a sua vida a partir d'Ele, pois o Senhor faz nova a todas as coisas.

"O Espírito Santo fará de você um profeta", afirma Padre Roger Luís.
Foto: Wesley Almeida/Cancaonova.com

 : Veja + fotos no Flickr
:: Comente as fotos no Facebook

 

Meus irmãos, estamos vivendo tempos difíceis; torna-se cada vez mais urgente vivermos uma vida nova. Deus quer começar uma obra nova a partir de nós. Esta é a vontade do Senhor.

Temos de vivermos segundo o Espírito, especialmente nesse tempo em que cresce o ateísmo, o materialismo; onde reina a vontade por uma "religião light", sem comprometimento. Estamos, cada vez mais, encurralados, porém, não podemos temer, pois Deus pode nos salvar e quer nos dar uma vida nova.

Quando experimentamos o Pentecostes, somos atingidos por uma profecia nova. Podemos ver, nesse tempo, homens que testemunham fielmente o seguimento ao Senhor. Um deles, que apresento a vocês, é o Santo Padre Bento XVI. Ele é um homem cheio da graça do Espírito, por isso tem sido imensamente atacado. Suas palavras, sua vida é cheia do Espírito de Deus.

No último dia 16, ele afirmou em sua catequese: "O Espírito de Cristo se torna a força da nossa oração fraca, a luz da nossa oração apagada, o fogo da nossa oração árida, doando-nos a verdadeira liberdade interior, ensinando-nos a viver enfrentando as provas da existência, na certeza de que não estamos sós, abrindo-nos aos horizontes da humanidade e da criação 'que geme e sofre as dores de parto' (Rom 8,22)".

Se você quer ser um homem, uma mulher cheio (a) do Espírito Santo, diga comigo: "O Espírito de Jesus é a força da minha oração fraca, a luz da minha oração apagada, a força da minha oração árida. É ele quem nos leva a experimentar a verdadeira experiência de filhos de Deus.

Meus irmãos, tenha certeza que a Igreja precisa de um perene Pentecostes, de uma graça continua e transformadora, e isso é urgente, é para agora. Experimentar a graça de Deus é conhecer o poder do Alto em tudo aquilo que realizamos, fazemos e somos.

Pergunto: "Você quer ser cheio do Espírito Santo? Quer fazer a experiência de Pentecostes e ser sinal profético para o mundo, renunciando o pecado?

Quer viver uma vida nova? Saiba que a sua vida mudará. Deus fará dela uma profecia, pois receber o Espírito Santo é receber uma vida profética.

Diga ao Senhor, fale com Ele sobre sua vontade de receber o Espírito Santo e ser batizado n'Ele. Abra-se à graça nova que Deus quer realizar em você. Reze, portanto, suplicando a Ele uma vida nova, um perene Pentecostes para que você seja um grande sinal da presença e da graça do Senhor.

Venha, Espírito Santo!

Transcrição e adaptação: Ricardo Gaiotti 


Assista a um trecho desta pregação:

 

 


ADQUIRA ESSA PREGAÇÃO PELO TELEFONE (12)3186-2600
OU
EM NOSSA LOJA VIRTUAL


↑ topo