O fogo do Espírito tem que incendiar nossas almas!

Aqui, na Santa Missa, nos alimentamos do alimento Eucarístico do Pão. Nós não temos a consciência da beleza desse mistério da Celebração Eucarística!

Vemos muitas pessoas fazendo exercícios para a sua própria saúde e Paulo nos fala, na passagem bíblica de Efésios 3, 14-21, de como temos que ser robustecidos pela graça do Espírito: “Para que vos conceda, segundo seu glorioso tesouro, que sejais poderosamente robustecidos pelo seu Espírito em vista do crescimento do vosso homem interior” (Efésios 3, 16). Com o passar do tempo nossos músculos foram se robustecendo. Mas o grande apóstolo nos fala para “exercitarmos” o homem interior.

Quantas pessoas entram na igreja e nem se ajoelham… O ato de fazer o sinal da cruz tem relação com o respeito ou com um gesto de humildade. Precisamos praticar atos de humildade para que o Senhor nos dê a graça do Espírito, para que o homem interior cresça. O Espírito é o dinamismo interior.

O Espírito de Deus, que cuida da alma da Igreja, vai nos curando e restaurando. A graça do Senhor age em nós e não precisamos vê-la, pois sabemos que Ele habita em nós; sobretudo quando estamos em comunidade, unidos. Quando estamos nos grupos de oração e oramos uns pelos outros, já melhoramos com a oração dos irmãos. A intercessão dos irmãos reaviva a nossa fé. Quando fazemos uma boa confissão nos sentimos como uma pena. É a beleza da abertura de nosso coração que nos faz sermos moradas de Cristo.

Que sejamos enraizados e formados pelo Espírito Santo! Imagine uma árvore grande, frondosa e sem raiz… Não há como imaginar, certo? Ela, assim como nós, precisa da raiz sadia que vai adentrando pela terra. São muitas as raízes que vão buscando os alimentos que sustentam toda a árvore. Agora imagina uma árvore sem raiz, é uma árvore que não agüenta sobreviver a nenhuma tempestade. Da mesma forma, um padre sem profundidade não será um bom pastor. Em Cristo, pela fé, somos enraizados e alicerçados. Um cristão sem alicerce e sem raiz não agüenta.

É pessoal, o que é de obrigação do esposo, a esposa não pode fazer, e assim vice-versa. Não podemos inverter os papéis. Quando um filho quer mandar na casa ou quando a mulher quer mandar em tudo, é inversão de papéis. A criança que pede e ganha tudo dos pais, vai ficar malcriada. Nós precisamos cuidar de nós mesmos, não tem quem o faça por nós, quem faça a nossa parte. Cada um toma conta do que precisa fazer. E apoiados nesta Palavra seremos robustecidos pela ação do Espírito Santo. Somos nós que temos de mudar de vida, cuidando de nós mesmos.

Quando buscamos esse treinamento em Deus, Ele não tarda no cuidado conosco. Você foi o escolhido para ser o intercessor da sua família. A missão do sacerdote é sempre esta: tomar conta do rebanho. Você é um escolhido bendito e bendita. Não podemos parar nunca de caminhar. Há cristãos que pararam de fazer o exercício interior. Pararam de caminhar para o Senhor.

Vale a pena ser convertido ao Senhor! Tenho aprendido que isso é uma constância e sempre temos de começar tudo de novo. Comece a orar no Espírito, intensifique as orações, faça a experiência! Muitas vezes precisamos de um choque a fim de acordar para não desanimarmos. O príncipe deste mundo, o demônio, está querendo nos abafar, tudo o que é contrário aos cristãos está na programação das TVs. Mas nós buscamos ao Senhor, buscamos ser de Deus e fortalecer nossas raízes para, quando a tempestade vier, agüentarmos.

O fogo do Espírito tem que incendiar nossas almas! Você é um escolhido de Deus. Permita que o fogo do Espírito o queime, porque temos altos e baixos. Faça o exercício da Santa Missa, das orações, da Palavra, da Adoração; é o Espírito de Deus que nos reaviva e reascende a nossa alma.

Peça ao Senhor que incendeie a sua alma. Peça a graça de ser um cristão fervoroso e não “mais ou menos”! Renuncie a toda mornidão, aos pecados que se alojam em sua alma e a todos os vícios! Que estes caiam por terra!

Incendeia a nossa alma, Senhor. Não podemos viver no “mais ou menos”! Queira ser um homem cheio do Espírito Santo.

↑ topo