O perdão ressuscita famílias

Monsenhor Jonas Abib

Que coisa terrível a história de Absalão, filho do rei Davi, pois atentou contra a vida de seu próprio pai (cf. II Samuel 15,13-14.30;16,5-13a). Hoje o segundo livro de Samuel (II Samuel 18,9-10.14b.24-25a.30-19,-3) continua nos contando o que aconteceu com Absalão, que acabou encontrando o exército de seu pai, e estando sentando numa mula, sozinho, diante do exército de Davi, se põe a correr com toda força, e como havia uma árvore no caminho, seus cabelos ficam presos nela, a mula sai correndo e ele é agarrado e morto pelo soldado.

O mensageiro leva a notícia a Davi pensando que a morte do filho deste seria uma boa notícia para ele. Mas foi o contrário. Davi sobe para seus aposentos e se põe em prantos, perguntando-se por que não morreu no lugar dele. Que reação maravilhosa de um pai que tem o coração segundo Deus. O que era para ser festa acabou sendo luto, porque o rei Davi ficou acabrunhado pela morte do filho. Hoje é um dia para você pai e para você mãe perdoar cada filho que precisa do seu perdão. Tenham eles feito o que for, ou estejam ainda fazendo, a graça para nós hoje é perdoar. Perdão é decisão, mesmo que nosso coração esteja ferido por aquilo que eles estejam fazendo, mas hoje Deus está querendo lhe dar a graça do perdão. Se disponha a perdoar, seja o que for.

A falta de perdão está acabando com você. Mesmo que você esteja magoado, ferido, seu coração é coração de pai, de mãe, talvez esse seu filho tenha trazido desonra, isso está acabando com você espiritualmente e psicologicamente. É como soda cáustica colocada na boca, começa a corroer desde a boca. Espiritualmente, psicologicamente e até fisicamente essa dor está acabando em primeiro lugar com você. Deus está lhe dando a graça de perdoar. Eu peço em nome de Deus: Perdoe.

Perdão não é sentimento, é ato de vontade. Queira perdoar, realize o ato de vontade de perdoar. Agarre essa graça do perdão. E diga no fundo do seu coração: “Eu perdôo”. Diga o nome de seu filho, filha, eu te perdôo. Mesmo que você tenha perdido as esperanças da mudança deles por causa de suas atitudes, perdoe. Pais e mães que foram largados pelos filhos, eu digo é vontade de Deus para sua necessidade que você perdoe seus filhos. Que seu amor mesmo sofrido, doloroso, seja um ‘dreno’ para retirar todo mal que eles já fizeram para que sejam recuperados. Seja o que for, perdoe. Peça misericórdia.

Há também filhos que precisam perdoar seu pai, sua mãe. Pode ser que seu pai e sua mãe continuem no erro. Seu pai no vício do álcool, bravo, adúltero, abandonou a família, como isso fere! É momento de você filho, você filha perdoar seu pai, sua mãe. Perdoar pelas palavras pesadas que eles já te disseram.

Talvez seus pais já morreram e você nem teve oportunidade de lhes pedir perdão pelas palavras duras, mas Deus liga o céu na terra, é a hora do perdão. Por mais doloroso que seja, perdoe seu pai, perdoe sua mãe. É necessário o seu perdão para que haja a “drenagem” para sair tudo aquilo que está estragado, deixa Deus realizar isso em você. Dê essa chance para seu pai e sua mãe, para Deus poder atingi-los e tirar toda “infecção” e salvar seu pai e sua mãe. O perdão é maior manifestação de Deus que passa em nós e transforma tudo.

Temos também a beleza do Evangelho – Marcos 5,21-43 – onde aquele pai, chefe na Sinagoga, na hora da angústia, porque sua filha estava nas últimas, se prostra no chão aos pés de Jesus pedindo que Jesus viesse a sua casa e salvasse sua filha que estava às portas da morte. Você viu também no Evangelho, aquela senhora que tinha um fluxo de sangue por 12 anos, imagina uma menstruação de 12 anos. E na mentalidade da época uma mulher menstruada era impura. Por isso o receio dela, pois estava diante do Santo, e era impura. Apesar do receio ela O toca. E Jesus sentiu que alguém o havia tocado, e a mulher conta tudo que se passou com nosso 12 anos, e disse que O havia tocado.

Jairo teve que ficar ali escutando e esperar as demoras de Deus, pois Jesus estava escutando aquela mulher. Jesus pode realizar milagres na transformação de seus filhos, Deus quer e pode transformar seu pai e sua mãe. Jairo estava esperando o milagre de Jesus, mas teve que esperar as demoras de Deus. Talvez você esteja desanimado em esperar as demoras de Deus, mas para Deus nada é impossível, tudo é possível para aquele que crê. Eu não sei quanto tempo você tem esperado, mas hoje Deus está te alertando, chegou a hora! Tudo é possível aquele que crê. O Senhor está dizendo que a graça está caindo. Por quem você está pedindo o milagre? Agora é a hora de Deus! 

Jairo achando que sua filha já havia morrido, Jesus diz a ele para não temer. Jesus só leva com ele seus três discípulos porque naquele momento Ele só queria pessoas de fé, e não curiosos. A fé vai contra a evidência, é o impossível que Deus realiza.

Jesus dizia a Jairo: “Não temas, crê somente”. Qual é o seu impossível? O que você precisa obter de Deus? É o próprio Jesus dizendo para você: “Não temas, crê somente”. Mesmo que você não tenha sentido nada, a fé não é sentimento, é convicção. Crê é acreditar no impossível.

Quando chegaram à casa de Jairo, Jesus disse que a menina estava dormindo. Então começaram a rir de Jesus porque viram que ela estava morta. Jesus pega Jairo e sua esposa – para o impossível de seu filho, Jesus precisa de pai e mãe com fé – Jesus precisa de pessoas que crêem e que amam para que daí Ele faça as maravilhas. E na presença dos pais Jesus diz: “Menina, levanta-te”! E ela levantando Jesus a entregou a seus pais. Imagina o pranto e a alegria de Jairo e sua esposa.

Quem é que precisa ser ressuscitado na sua casa? Talvez seja um Lázaro, ou uma menina, como essa filha de Jairo. Pode ser um rapaz, um homem, um pai. Por causa das suas lágrimas, sua dor unida a sua oração e sua fé o Senhor está atendendo o seu pedido. Quem é que precisa deste milagre? Saiba que pela sua dor, pelas suas lágrimas, mas principalmente pela sua fé, seu amor, sua oração, o Senhor está dizendo: Eu te ordeno pode levantar.

Transcrição: Willieny Isaias


↑ topo