Onde existe o amor autêntico todos os problemas serão resolvidos

Daremos sequência à minha partilha de ontem. Vamos meditar, pois quem não medita não cresce, não amadurece. Meditaremos sobre o namoro, o noivado e o casamento.

Escrevi um livro que foi pedido pelos jovens sobre namoro. Eu o escrevi, mas falei para minha esposa que achava que ele não iria ser vendido, e para minha surpresa foi um livro bem vendido.

Deus quis o casamento, Ele escolheu a família para construir a humanidade. Na família você não é um numero, no ambiente familiar, você é alguém, você é amado. Bento XVI diz que quem não experimenta o amor não é feliz.

Quem não é amado, não sabe amar. A família é e precisa ser um ninho de amor.

O casamento é um namoro que deu certo. Por isso precisamos cuidar dos nossos namoros, precisamos cuidar dos namoros dos nossos filhos. Se você é cristão, ensine seu filho que relação sexual só deve ocorrer no casamento. Os filhos escutam o que nós falamos quando nós os conquistamos. E você não conquista o seu filho com o que você dá ele, mas com o tempo que gasta com ele. Porque dessa forma será mais fácil de conduzi-lo.

Eu escrevi o livro “Problemas no namoro” com perguntas que chegaram até a mim, do tipo: "Por que namorar?" E respondo: namoramos porque queremos casar, e você só deve namorar se tem o desejo de casar. E uma coisa importante no namoro é o encontro de duas almas, por isso precisa escolher muito bem. Precisa conhecer a pessoa. E conhecer uma pessoa não é igual conhecer uma máquina. E para conhecer é preciso nos revelar, somos uma "caixa preta". Temos a capacidade de fantasiar, de mentir, mas digo: mostre para o seu namorado quem você é, de fato, para que vocês escolham tudo à luz da verdade.

Porque a pessoa tem que escolher você na sua verdade, com suas qualidades e defeitos; isso é amor. É preciso aceitar a verdade do outro. O amor, quando é verdadeiro, aceita o outro. É preciso haver diálogo no namoro, no noivado e no casamento também. O diálogo é alimento do amor conjugal, nele você precisa ouvir o outro.

"Namorados e noivos, sejam companheiros de missão e de oração."

Dialogar não é discutir e cada um defender o seu lado; diálogo é parar e ouvir.

As pessoas me questionam também qual é o tempo certo de noivar. Acho que o casal deve ficar noivo quando tem data de casamento marcada. Acho que não deve acontecer um noivado de cinco anos.

Outra pergunta que me fazem é: "Como faço para arranjar um (a) namorado (a)?" Não tem receita. Precisamos rezar sim, e nada de extravagância. Mas é preciso buscar, assim como encontramos sapatos em uma loja, vamos encontrar um namorado em um ciclo de amigos e amigas, se quisermos encontrá-lo (a) não deveremos nos isolar. Seja simpático, porque pessoas antipáticas ninguém as merece! Saiba elogiar as pessoas, seja disponível. Quem não tem amigos não tem namorado.

Outra pergunta que me fazem é sobre religião diferente, a Igreja aceita, desde que o casal aceite educar os filhos na doutrina da fé católica. A fé é um lugar de união, então precisamos analisar direitinho, dá certo, mas haverá obstáculos. O ideal é que você busque uma pessoa da mesmo religião. Sobretudo, o amor faz milagres.

Nunca fale mal da família do seu amado (a).

Outra coisa importante: é preciso ter paciência. O relacionamento um precisa fazer o outro crescer.

Eu esperei mais de 30 anos em oração, para que minha mulher deixasse o cigarro, eu a escolhi, eu não gostava de beijar uma mulher que fumava, mas ela era a minha esposa.

Muitos casais não conseguem a harmonia sexual porque o homem não tem paciência com a esposa. O homem é diferente da mulher. Chegar à harmonia sexual é uma arte. Isso se dá quando os dois chegam ao orgasmo. Corre-se o risco de o homem chegar ao prazer sexual e a mulher não, até que a mulher não queira mais ter a vida sexual. Por isso é preciso chegar a esta harmonia.

Onde existe o amor autêntico todos os problemas serão resolvidos. E não estou fando de amor de novela, estou falando do amor do Evangelho, segundo o qual ninguém é mais feliz do que aquele que dá a vida pelos irmãos.


Adquira essa pregação pelo telefone (12) 3186-2600


Transcrição e adaptação: Elcka Torres


Prof. Felipe Aquino


Doutor em engenharia mecânica, pregador e escritor

Facebook
Twitter
Blog

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo