Os pobres, templos de Deus

Padre Roberto Lettieri
Foto: Wesley Almeida / Fotos CN

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus” (Mt 7,21).

O Senhor hoje no Evangelho chama alguns homens de insensatos, de loucos, porque passam a vida inteira construindo a existência sobre a areia. E são palavras tão fortes, que é preciso que nosso coração repense as atitudes interiores que estamos tendo.

Eu sei que é muito fácil nos esconder atrás do Evangelho. Quantas pessoas se esconderam atrás do Evangelho de Jesus… Quantas pessoas também se orgulharam porque foram usadas por Deus por um dom ou outro… Mas quando o Senhor rasga o peito dessas pessoas, quando sonda o interior delas, vê que elas estão na "areia". Tudo é muito vazio.

Maravilhosamente a Santa Igreja hoje nos lembra do que aconteceu com Jerusalém. Uma realidade que havia sido profetizada por muitos profetas.
Imagine ver o grande templo de Jerusalém destruído e tudo o que era sagrado ser levado pelo rei da Babilônia para profanação. Mas guarde essa palavra: "O Templo de Deus profanado". O Senhor vê seu povo ser exilado.

Filho e filha, nós temos a imagem desse acontecimento que marcou a vida do povo eleito. Sabemos que o Templo agora é Jesus. O nosso corpo e nossa alma são templos de Deus. Somos habitação de Deus, e por essa razão não podemos perder tempo. Não podemos edificar nosso templo na "areia".

A nossa vida passa muito rápido… Então por que muitos que se dizem cristãos e edificam a casa sobre a areia? E vivem de aparência para os outros?
Quem sofre é o Templo de Deus. Quem sofre são os corações pequeninos.

O Senhor é muito claro hoje no Evangelho. “Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’ entrará no Reino dos céus.”
O problema está na vontade de Deus, na vida interior, na santidade de vida. O que aconteceu com o Templo invadido pelo Rei da Babilônia, que o destruiu, e levou o povo cativo, acontece hoje. São tantos os que dizem profetizar em nome do Senhor, fazer curas e milagres… Muitos que comungam diante de Deus para aparecer diante dos outros. São tantos os que oprimem os pequenos! Mas lá dentro, o Senhor os conhece.

'O que é o mal? É tudo aquilo que se levanta contra a vida, contra a esperança'
Foto: Wesley Almeida / Fotos CN

“Então eu lhes direi publicamente: Jamais vos conheci. Afastai-vos de mim, vós que praticais o mal” (Mt 7,23).
O que é o mal? É tudo aquilo que se levanta contra a vida, tudo aquilo que mata, que tira a esperança, que leva à desobediência a Deus.
É muito fácil falar "Senhor, Senhor" e "Senhor, eu te amo!"… Muitos não entrarão no Reino dos Céus. Claro que muitos entrarão, mas muitos também não.

Mais uma vez o nosso coração precisa se preparar para o ano de eleições. Porque se esconder atrás de uma doutrina, de um evangelho, é muito fácil.
Cantamos no Salmo (78): “Invadiram vossa herança os infiéis, profanaram, ó Senhor, o vosso templo, Jerusalém foi reduzida a ruínas! Lançaram aos abutres como pasto os cadáveres dos vossos servidores; e às feras da floresta entregaram os corpos dos fiéis, vossos eleitos”.

Eu tenho que falar do povo de rua, que continua sendo templo de Deus. E sofre muito. E com a chegada do inverno muitos morrem.
Muitos daqueles que dizem "Senhor, Senhor" são os que fazem mais mal e tiram a esperança que o outro tem de viver.

Você pode enganar a mim, às pessoas ao seu lado, a si mesmo… mas não a Deus.

'Ame! Mesmo que custe sua vida! Não se canse da amar!'
Foto: Wesley Almeida / Fotos CN

Só na grande São Paulo cinco a sete irmãos morrem de frio por mês. Querem banir os mendigos de rua.
E vão levá-los para onde? Vão varrê-los como lixo? Existe Deus dentro deles! Eles têm história! São filhos!

“Nem todo aquele que me diz ‘Senhor, Senhor’, entrará no Reino dos céus.” Porque praticou o que é mal!

Bendito seja o Evangelho de Jesus! Não é aquele que profetiza ou "faz" milagres que vai entrar no Reino dos céus, mas aquele que faz a vontade do Pai.

Tal qual disse o Salmo: “Invadiram vossa herança”. Você pode pensar no que quiser, mas os pobres são herança do Senhor, são de Deus!
Não é questão de publicidade política, não! É questão de coerência! Precisamos de políticos santos. É muito fácil você virar o corpo de um pobre como lixo. Você tem sua casa, não é?
O Evangelho de Jesus é um "problema" para a consciência de muita gente, porque nem todo aquele que diz "Senhor, Senhor" vai entrar no Reino dos céus, não.

Ame! Mesmo que custe sua vida. Nem que seu coração seja destruído por causa do amor. Não se canse de fazer o bem! Não se canse de amar!

Transcrição: Nara Bessa


ADQUIRA ESTA PALESTRA PELO TELEFONE (12) 3186 2600

↑ topo