Passando da morte para a vida

Eugênio Jorge

O tema do mistério da morte e paixão de Jesus é inesgotável, ele é como rio de água viva que brota do madeiro da cruz. “ó morte serei tua morte, serei tua ruína, ó inferno” é isto que Jesus diz. Hoje a morte morrerá. É isto que iremos celebrar na Vigília pascoal, a morte vencida pela vida que é Jesus Cristo. Antes de Jesus a morte era o fim, mas após Cristo existe a ressurreição.

Esse é o sábado da esperança, a Igreja está feliz. A morte foi vencida. Não era Jesus que estava com medo de morte, mas sim o inferno, era a morte que estava com medo. Pois sabiam que com a ressurreição de Jesus a morte morreria e o inferno iria a ruína. Essa é nossa esperança, nossa fé.

Ele é a imagem de Deus invisível, o Primogênito de toda a criação. Nele foram criadas todas as coisas nos céus e na terra, as criaturas visíveis e as invisíveis. Tronos, dominações, principados, potestades: tudo foi criado por ele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas, e todas as coisas subsistem nele. Ele é a Cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o Princípio, o primogênito dentre os mortos e por isso tem o primeiro lugar em todas as coisas. Porque aprouve a Deus fazer habitar nele toda a plenitude e por seu intermédio reconciliar consigo todas as criaturas, por intermédio daquele que, ao preço do próprio sangue na cruz, restabeleceu a paz a tudo quanto existe na terra e nos céus. Há bem pouco tempo, sendo vós alheios a Deus e inimigos pelos vossos pensamentos e obras más, eis que agora ele vos reconciliou pela morte de seu corpo humano, para que vos possais apresentar santos, imaculados, irrepreensíveis aos olhos do Pai. Para isto, é necessário que permaneçais fundados e firmes na fé, inabaláveis na esperança do Evangelho que ouvistes, que foi pregado a toda criatura que há debaixo do céu, e do qual eu, Paulo, fui constituído ministro. (Col1,15-23)

É ele que nos perdoou todos os pecados,14.cancelando o documento escrito contra nós, cujas prescrições nos condenavam. Aboliu-o definitivamente, ao encravá-lo na cruz.15.Espoliou os principados e potestades, e os expôs ao ridículo, triunfando deles pela cruz. (Col2,13b-15)

A morte de Jesus na cruz não é plano de Satanás, mas sim plano de Deus por amor a nós. Seu filho pagou o preço de nossa redenção, Ele ofereceu seu filho para nossa salvação. Mas foi plano de Satanás incutir o pecado em nossos corações, primeiramente no coração de Adão e Eva e depois em nós. O inimigo fez conosco como se faz com o quadro era branco e começam a rabiscá-lo, tirando dele toda a beleza. Assim ficamos nós diante de Deus, e Ele que é inacessível ao pecado, teve que virar o rosto.

Quando Jesus tomou sobre si os nossos pecados, ficou estampado com eles, a Palavra diz que ele se tornou um monstro e ninguém queria olhar para ele, era a imagem do pecado. O demônio pixou a humanidade com o pecado e Deus teve que se afastar dela, então o Pai fez a proposta: “eu pago com a vida do meu Filho, para que você liberte os meus filhos”, e Deus manda Jesus para morrer por nós.

Fomos resgatados, o resgate por mim e por você já foi pago. Não há mais nada que poderia ter sido feito, Jesus disse: “Tudo está consumado” sois livres. Queridos do Pai, somos livres, o resgaste foi pago, não devemos mais nada ao inimigo. Jesus se entregou em nosso lugar, ele morreu em nosso lugar. O seu resgate está pago, definitivamente ele te libertou. A salvação que Jesus nos trouxe, não é alguma coisa futura, a salvação é para agora, para hoje. Diante de você está o caminho, você toma posse ou o abandona.

Passamos da morte para vida, não podemos voltar, somos de Cristo, estávamos nas trevas e agora estamos na luz e não podemos querer voltar para o “escurinho”. Se você era infiel a sua esposa, você não pode continuar na infidelidade, pois passou das trevas para a Luz. Se você costumava fazer aquelas coisas que até mesmo você tem vergonha, que não quer que ninguém saiba, se passaste da morte para vida, abandona essas coisas.

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto

↑ topo