Preparação da Ceia

Padre Wagner Ferreira

Preparação da Ceia

Confira a homilia com o Padre Wagner Ferreira

(Mc 14,12-26)

No primeiro dia dos ázimos, quando simulava o cordeiro Pascal, os discípulos disseram a Jesus: “Onde queres que façamos os preparativos para comeres a Páscoa?’. Jesus enviou então dois dos seus discípulos e lhes disse: ‘Ide à cidade. Um homem carregando um jarro de água virá ao vosso encontro. Segui-o e dizei ao dono da casa em que ele entrar: O mestre manda dizer: Onde está a sala em que vou comer a Páscoa com os meus discípulos? Então ele lhes mostrará no andar de cima, uma grande sala, arrumada com almofadas. Aí fareis os preparativos para nós!'”.

Os discípulos saíram e foram à cidade. Encontraram tudo como Jesus havia dito e prepararam a Páscoa.

Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, tendo pronunciado a bênção, partiu-o e entregou-lhes dizendo: “Tomai, isto é o meu corpo”. Em seguida, tomou o cálice, deu graças, entregou-lhes e todos beberam dele.

Jesus lhes disse: “Isto é o meu sangue, o sangue da Aliança que é derramado em favor de muitos. Em verdade vos digo, não bebereis mais do fruto da videira até o dia em que bebereis o vinho novo no reino de Deus”.

Depois de terem cantado o hino, foram para o Monte das Oliveiras.

-Palavra da Salvação:

O sacrifício de Jesus

Na solenidade de Corpus Christi, solenidade do corpo e sangue de Jesus presente na Eucaristia, a Igreja coloca em destaque o seu grande tesouro espiritual, que é o sacramento da nossa salvação.

O sacramento por meio da Eucaristia a Igreja oferece a Deus, nosso Pai, o Pai das Misericórdias, o sacrifício puro, sacrifício perfeito de louvor, sacrifício de Cristo morto e ressuscitado.

No sacrifício Eucarístico, atualiza-se o mistério Pascal de Jesus; no sacrifício, atualiza-se o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição gloriosa de nosso salvador Jesus. Portanto, a Igreja celebra sempre, na Eucaristia, a redenção da humanidade, que se atualiza no Evangelho. Jesus estava prestes a cumprir a sua missão de Messias, Salvador da humanidade, por meio da Sua Paixão, Morte e Ressurreição antes de cumprir plenamente a Sua missão. Na última ceia, Ele institui o sacramento da Eucaristia e o sacerdócio ministerial; ele dá a Sua carne como verdadeira comida, e o Seu sangue como verdadeira bebida, o banquete Eucarístico.

Confira a homilia da Santa Missa:

↑ topo