Regras para Aplicação do MOB e Gráficos de Ciclos Normais

Curso sobre regras para aplicação do Método de Ovulação Billings é apresentado em aprofundamento realizado na Canção Nova

Durante a tarde do primeiro dia de aprofundamento de Método Billings na Canção Nova, em Cachoeira Paulista (SP), a australiana Marye Marshell ensinou aos participantes do curso as regras para aplicação do Método de Ovulação Billings (MOB) e apresentou gráficos de ciclos normais.

Durante sua palestra, Marshell comparou gráficos de mulheres que nunca haviam engravidado nem usado contraceptivos com outros de mulheres com tiveram vários filhos. Diante das comparações, é possível perceber a diferença entre as taxas hormonais delas, tornando, em cada caso, maior ou menor a porcentagem dos diferentes tipos de muco (G, P, L ou S) nas mulheres. “O que podemos notar é que engravidar faz bem ao corpo da mulher, deixando-a jovem por mais tempo”, enfatizou a australiana.

No segundo momento da palestra, Marian Corkill, instrutora sênior do MOB explica que a menstruação é um momento em que o endométrio está escamando. Ela demonstra, por meio de gráficos, os níveis dos hormônios estrogênio e progesterona, responsáveis pelo período de fertilidade e infertilidade da mulher.

Marye Marshell e Marian Corkill explicam aplicação do MOB através de gráficos
Foto: Flávio Pinheiro/CN

Corkill explica que muitas mulheres costumam se sentir “molhadas” dias antes da menstruação, mesmo já tendo ovulado no período correto. “Elas pensam que estão, novamente, em seu período fértil; mas não, pois as mulheres só ovulam uma única vez durante o mês".

Ao final da apresentação, a palestrante lembra aos participantes que paternidade responsável é saber planejar uma família.

Com 35 anos de experiência na formação de instrutores na Austrália, e em muitos outros países dos cinco continentes, Marian Corkill fez parte de um dos primeiros grupos de mulheres que a doutora Evelyn Billings pediu para ensinar o método. Marian é diretora da WOOMB Internacional.

Transcrição e adaptação: Michelle Mimoso


Marie Marshell


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo