Sacerdote um outro Cristo

Professor Felipe Aquino
Foto: Célia Grego

O Ano Sacerdotal foi proposto pelo nosso Papa Bento XVI, e se ele propõe algo é porque vem de Deus porque ele é o representante de Cristo na terra. Temos que prestar atenção neste Ano Sacerdotal e fazer com que ele tenha os frutos que o Papa espera.

Eu agradeço a Deus pelos sacerdotes, por darem a Deus um sim radical, fazerem opção definitiva por Deus, por deixarem tudo, até família para servirem a Deus. O sacerdote deixa o matrimônio, a família, sacrifica tudo isso por um amor maior.

Eu agradeço muito aos sacerdotes porque eu fui batizado por um sacerdote, todos os dias eu recebo a Eucaristia das mãos de um sacerdote. Eu sou muito grato aos sacerdotes por toda a formação da minha vida.

Quantos sacerdotes anônimos que já passaram mais de 75 anos de idade e continuam trabalhando. Muito obrigado senhores sacerdotes santos. O sacerdote é um outro Cristo, onde ele toca é Cristo que age, o sacerdote atua dessa forma. Quando ele te absolve dos pecados é Cristo que está dizendo. 

O modelo para os sacerdotes o Papa Bento XVI coloca como padre São João Maria Vianney, que é o patrono dos sacerdotes. Ele tinha dificuldade de aprender latim, filosofia e se ordenou um pouco velho. Quando foi para ser ordenado o reitor do seminário disse para o bispo que ele era deficiente na aprendizagem, mas era um modelo de sacerdote, e o bispo ordenou dizendo que Deus ia agir na vida dele. O bispo teve a prudência de mandá-lo para uma paróquia pequena em Ars na França, ele nem sabia onde era.

Quando São João Maria Vianney chegou à cidade começou a rezar todos os dias pela manhã o rosário diante do sacrário, e depois ia celebrar a Missa. A igrejinha começou a encher de gente, e às vezes ele passava até 16 horas no confessionário confessando o povo.

As pessoas começaram a ver naquele homem, um homem de Deus. Cardeais vinham de Paris para se aconselhar com ele. Hoje é patrono dos sacerdotes, ele que não servia para ser padre.

'O padre é outro Cristo que põe a ovelha no ombro e traz para o aprisco de Deus', diz Felipe Aquino
Foto: Célia Grego

Padres, sejam como Cura D’Ars. Quem era esse Cura? Era um homem de oração. Ai do padre que não rezar! Se eu não for à Missa cedinho, se eu não rezar o rosário, não meditar a Palavra de Deus, ai de mim! Porque somos um vaso de barro, todo esse poder vem de Deus. Eu fico arrepiado quando vejo as pessoas me elogiarem. Que medo de amanhã eu levar essa pessoa para o inferno comigo. Eu tenho medo de mim mesmo se eu não rezar. Agora imagine o padre que o demônio tenta a todo tempo. O sacerdote é para salvar almas, ele é o outro Cristo que põe a ovelha no ombro e traz para o aprisco de Deus.

Cura d’Ars dizia: "que medo de ser sacerdote. O sacerdote é como vítima oferecida ao Pai".

Eu quero dizer aos nossos sacerdotes com todo amor, do fundo de minha alma: vocês tiveram a coragem de fazer algo que eu não tive coragem. Deram a opção radical por Deus, assumiram o celibato, levem isso até o fim, sejam sacerdotes radicais. Radical em termo de entrega a Deus, vá até o fim.

O sacerdote não pode esfriar. Quanto melhor é uma coisa, tanto pior ela será se ela se perde. Não tem nada melhor que um sacerdote neste mundo, mas não tem nada pior que um sacerdote estragado neste mundo. É por isso que temos que rezar pelos nossos sacerdotes. Santa Terezinha do Menino Jesus se imolou no mosteiro pelos sacerdotes.

Eu sei que cada um de vocês tem uma cruz, eu tenho a minha, ofereça essa cruz pelos sacerdotes. Temos que levar aos sacerdotes o nosso apoio, infelizmente há sacerdotes que fazem a Igreja sofrer, que não respeitam as regras litúrgicas, mas é a minoria. Como nós leigos vamos fazer? Vamos agir como Deus manda. Reze muito por ele, depois converse com ele com todo o carinho. Diga: padre o documento da Igreja diz uma coisa e o senhor está fazendo outra. Se ele não ouvir vá com mais gente conversar com ele, e diga que a atitude está prejudicando o rebanho, e se não adiantar e diga a ele que vocês irão ao bispo, mas não vá ao bispo sem o padre saber. E se o bispo não resolver escreva ao núncio. Mas cuidado! Temos que ter certeza do que estamos fazendo, provas, e que seja por amor a Deus sem escândalo.

Sacerdotes, não podemos brincar é com a carne. A carne é fraca, o homem é fraco. Se para nós homens casados que temos as nossas esposas, somos tentados por prazeres, imagina os sacerdotes. Vigiai e orai. O pecado entra pelos nossos sentidos. Cuidado! O pecado entra pelos olhos. O pecado entra pelo ouvido com aquela voz macia. Cuidado! O senhor pertence exclusivamente a Jesus Cristo. Aquele que ama o perigo nele perecerá, a ocasião faz o ladrão.

Eu não estou aqui criticando os sacerdotes, é um apelo para que sejam sacerdotes santos de Deus. Fechem os olhos para as coisas do mundo e respirem o odor de Cristo e serão sacerdotes felizes.

Transcrição: Willieny Isaias

Veja também:
:: Blog do professor Felipe Aquino
:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo