Sede misericordiosos

.: Ouça essa homilia na íntegra

O Senhor quer através dessa palestra fazer que compreendamos a viver com misericórdia. A sermos misericordiosos. (cf. Luc 6,27-36). Muitas vezes, nós queremos agir no \”olho por olho e dente por dente!\” A Palavra de Deus quer mostrar o contrário. Quem sabe até esquecemos de viver a misericórdia. Alguns de nós trazemos o coração marcado pelas situações de mágoa, rancor, ódio. Situações vividas \”olho por olho e dente por dente\” foi gerando até doenças físicas.

Por isso, \”sede misericordioso como vosso Pai é\”. É uma questão de necessidade que temos de viver de misericórdia. Pois quantas feridas vivemos e até carregamos as marcas. Guardamos no coração, \”aqui se faz, aqui se paga\”. Não podemos pensar assim! Vamos pedir a Jesus o Espírito. Muitas pessoas estão passando dificuldades e sofrimentos bem perto de nós e nós nem percebemos. Peçamos a Deus a graça da sensibilidade e assim sermos misericordiosos.

Jesus amou até o extremo e nós precisamos ter essa experiência de amar até o fim. Para termos essa experiência, precisamos nos abrir e deixar que o Espírito Santo aja em nós. Ele quer agir em nós para que amemos até o extremo e passamos a desejar servir aos outros.

Jesus valorizava cada pessoa ao máximo. Muitas vezes, não conseguimos valorizar o outro quando mais precisa. O valorizamos quando está bem, mas quando vivem suas fraquezas os abandonamos. É necessário valorizar, ter tempo de cuidar, aí entra a misericórdia. Jesus ao lavar os pés do discípulo, se pôs como servo e que assim precisamos ser. Aí está a misericórdia! Todos nós já tivemos uma Experiência da misericórdia de Deus, da mesma forma precisamos ser misericordiosos com os mais próximos.

\”Bem Aventurados os misericordiosos, porque alcançaram misericórdia\”.

Quantas pessoas estão de camas e receberam ajuda das pessoas que menos esperava? Nós precisamos nos reconciliar e se não falamos há muito tempo, tentar agora a reconciliação. Não deixe que o veneno da discórdia more em seu coração. Para muitas pessoas você vai ser o evangelho vivo. O Senhor quer torná-lo uma palavra viva para o povo e para teus irmãos.

\”Vinde voltemos para o Senhor\” (Oséias 6, 1-3). Viva a reconciliação hoje. Com quem você precisa se reconciliar e voltar para Deus? Com quem você se decepcionou e precisar se reconciliar? Volte! É tempo de cura, tempo de libertação. Tempo de voltarmos para Ele, e fazendo isso o Senhor nos cura de situações, quer de decepção com o próprio Deus por perder alguém querido. Você guardou uma mágoa e se afastou até mesmo da Igreja. É como que você sentisse que Deus não te amasse de verdade. Você que se sentiu ferido por Deus por perder seu namorado, alguém que você amava tanto.

Tantos que perderam a confiança em Deus e se afastaram Dele por perder o seu emprego. Deus hoje quer te curar de toda mágoa, toda dor. Muitas vezes sem querer começa a bater dentro de nós um coração de pedra, sem vida. Não amamos mais, o coração está machucado. As situações vêm paralisado a nossa fé. Pede a Deus para Ele tocar a sua vida, pois precisamos!

\”Senhor estou aqui, nem sei como fazer mas quero recomeçar, quero mudar de vida. Quero amar, perdoar \’as vezes bate em mim um coração de pedra\’. Por isso Senhor manda o teu espírito\”.

Eu fiz uma experiência na casa da Comunidade Canção Nova em Queluz/SP, fui atendido pelo padre Jonas. Eu encontrava muita dificuldade de me aproximar das pessoas, me sentia rejeitado. E ele disse \”Não deixe que o inimigo suje, estrague o que Deus nos concedeu\”, ele só me disse isso e essa palavra ecoou no meu ouvido. Cada uma daquelas pessoas que eu tinha mais dificuldade eu acabei aproveitando as oportunidades e fui me aproximando delas. Por isso, \”não deixe que o inimigo suje, estrague o que Deus nos concedeu\”. Não permita que essas situações destruam o seu casamento, o seu relacionamento com cada um dos seus.

Quem são as pessoas mais caras que Deus colocou em sua vida? Como está a sua família? Peça a Jesus a graça de sentir o quanto as pessoas são importantes para você.

↑ topo