Sede sóbrios e vigiai

Padre Roger Luís
Foto: Wesley Almeida/CN

“Sede sóbrios e vigiai. Vosso adversário, o demônio, anda ao redor de vós como o leão que ruge, buscando a quem devorar. Resisti-lhe fortes na fé. Vós sabeis que os vossos irmãos, que estão espalhados pelo mundo, sofrem os mesmos padecimentos que vós.” (1Pedro 5,8)

Veja o alerta que São Pedro está nos dando, mas precisamos entender o contexto em que o apóstolo escreve. Naquela época era a Igreja das catacumbas, mas totalmente carismática, em que a Palavra era anunciada com autoridade e o diabo usava o Governo Romano para perseguir-la [a Igreja].

No livro de Bento XVI “Jesus de Nazaré”, o papa emérito explica que, quando Jesus ora: “livrai-nos do mal”, o Senhor se refere à influência do demônio com a ajuda dos poderes governamentais. “Resisti-lhes fortes na fé”. E que fé é essa? É a fé da Igreja em Jesus Cristo e na ação do Espírito Santo que nos faz resistir às insídias do demônio. Este é o texto-base.

“Aproximando-se o dia de sua morte, Davi ordenou a seu filho Salomão: 'Eu vou seguir o caminho de todos os mortais. Seja forte e comporte-se como homem. Cumpra as ordens de Javé seu Deus, andando pelos caminhos dele e observando seus estatutos, mandamentos, normas e testemunhos, como estão escritos na lei de Moisés, para que você tenha sucesso em tudo o que fizer e projetar'” (1Reis 2,1-3).

Davi diz a Salomão que se este quer vencer leões e gigantes que ele deve seguir a Deus. Então o Senhor cumprirá o que prometera a ele: ''Se os seus filhos mantiverem boa conduta e forem leais comigo, de todo o coração e de toda a alma, nunca faltará alguém de sua família no trono de Israel''. A proposta que Davi faz a Salomão é a fidelidade a Deus. Resistir ao mal e ser sóbrio.

Quero chamar a sua atenção para, depois desse acampamento, você não voltar à vida velha, para não correr o risco de você ir para casa e depois, como a porca faz, rolar no vômito. Eu não posso mais ser o mesmo de antes. A minha história precisa ser nova a partir do meu encontro com Cristo, a partir da minha experiência com Ele. Há um marco na história depois de Cristo, deve haver também um marco na minha história depois de meu encontro com Jesus. Quando deixamos de conhecer a nossa fé corremos o risco de experimentar e de entrar no êxtase espiritual, de sentir, de chorar, mas, na nossa vida de cristãos do dia a dia, sermos uma farsa, usarmos uma máscara.

A rainha de Sabá veio ver se Deus agia mesmo na vida do Rei Salomão como diziam e viu que era muito mais do que ela ouvira. De que adianta eu pregar aqui nos acampamentos, nas Missas da quarta-feira, dentre outros, se eu não for fiel a Deus. Isso é um alerta! Precisamos resistir ao diabo munidos com as armas da fé! 

Os inimigos da carne são os mais difíceis de ser vencidos. E foram eles quem venceram Salomão. “Teve setecentas esposas e trezentas concubinas. Quando ficou velho, as mulheres desviaram o coração dele para os deuses estrangeiros”. As paixões desviaram o coração de Salomão para quem? Para os deuses estrangeiros.

 

Por isso "coloque a barba de molho" se você acha que é o "supercarismático", o pregador, o cantor da voz potente! “E o coração de Salomão já não pertencia inteiramente a Javé seu Deus como o coração de seu pai Davi". Pergunte a si mesmo: O meu coração pertence inteiramente a Deus? 

“E o rei Salomão amou muitas mulheres estrangeiras, além da filha de Faraó: moabitas, amonitas, edomitas, sidônias e hetéias, Das nações de que o Senhor tinha falado aos filhos de Israel: Não chegareis a elas, e elas não chegarão a vós; de outra maneira perverterão o vosso coração para seguirdes os seus deuses. A estas se uniu Salomão com amor.” (1 Reis1, 11)

Não é porque você é casado que seu coração não pertence inteiramente a Deus. Não é isso! Mas é Deus ser a preferência no seu coração, sua família também é missão. O coração de Salomão não pertencia integralmente ao Senhor como o de seu pai, Davi. Salomão seguiu Astarte, deusa dos sidônios, e Melcom, ídolo dos amonitas. Fez o que Javé reprova, e não foi plenamente fiel a Javé, como seu pai, Davi, fora. Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo dos moabitas, no monte a leste de Jerusalém, e um santuário para Melcom, ídolo dos amonitas. Do que adiantou Salomão erguer um templo para o Deus verdadeiro se depois fez o mesmo para os outros deuses?

"Não é um chip que vai salvar seu filho", exorta padre Roger
Foto: Wesley Almeida/CN

“Javé ficou irritado contra Salomão, porque este havia desviado o seu coração para longe de Javé, o Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes e havia proibido expressamente que Salomão seguisse outros deuses. Salomão, porém, não obedeceu ao que Javé lhe tinha ordenado. Então Javé disse a Salomão: 'Você está se comportando assim e não observa minha aliança e as ordens que lhe dei. Pois bem! Vou tirar-lhe o reino e entregá-lo a um de seus servos'.” (1 Reis 11,9)

Entenda aqui “vou tirar de você o Reino” siginfica: vou tirar de você a unção. Por amor a Davi, Deus poupou o Reino de Salomão. Por isso seja sóbrio e vigilante, porque o seu adversário o demônio, está ao seu redor como um leão a rugir, resista a ele e seja sóbrio.

Hoje celebramos o domingo, Dia do Senhor. E quanto mais se aproxima o Dia do Senhor, Sua Vinda gloriosa e definitiva, tanto mais violenta será a nossa luta contra o diabo. E hoje estamos mais perto da Vinda do Senhor do que ontem, como diz o monsenhor Jonas. E precisamos estar firmes no caminho de fidelidade a Deus. E que caminho devemos seguir, e que homens devemos ser? Santos até o fim! Ou santos ou nada!

O demônio está fazendo muito barulho para implantar a nova ordem mundial. Na Europa, a partir de 2014, todos os bebês que nascerem devem receber um chip; e ele é tão preciso, ao rastrear, que a margem de erro é de 5 metros. Vamos entender isso como a plataforma de experimento e de treinamento da implantação de um sistema do anticristo, do diabo.  

Você que é pai pode pensar que isso é segurança por causa dos raptos de crianças. Mas abra comigo o livro do Apocalipse para você entender que isso não é simplesmente por medida de segurança para cuidar do seu filhinho. “Conseguiu que todos, e grandes, ricos e pobres, livres e escravos, tivessem um sinal na mão direita e na fronte, e que ninguém pudesse comprar ou vender, se não fosse marcado com o nome da Fera, ou o número do seu nome.” (Apocalipse 13,16-17).

Nunca na história da humanidade aconteceu isso! A única geração que tem condições e tecnologia para isso é a nossa. Quem propôs colocar esse chip nas crianças? A CCCP (Comitê Consultivo para o Controle da População), você percebe que tem a palavra ''controle''? Se você não tem visão espiritual vai se deixar seduzir por isso. Mas se você a tem, vai saber que não é um chip que vai salvar seu filho, mas é Nosso Senhor Jesus Cristo! 

Quando todos estiverem "chipados" e formos proibidos de evangelizar, você não vai conseguir evangelizar porque eles vão monitorar você e vão saber onde está.

Deus está nos falando isso em Sua Palavra, não é para termos medo, mas para que tenhamos visão espiritual. Ele nos ama e quer nos salvar, quer que nós vivamos! “Aquele que perseverar até o fim será salvo.” Deus está chamando sua atenção para que você seja fiel e santo; para que tenha sabedoria, discernimento e visão espiritual. Estou mostrando que essa coisa está sendo implantada e talvez você esteja pensando que é isso não é verdade. É porque perdemos a visão espiritual, esquecemos o que é do Espírito. Não podemos deixar isso de lado, fomos educados na escola do grande "Gamaliel" atual: monsenhor Jonas Abib. E não podemos deixar morrerem as profecias, não podemos esquecê-las.

Como o Espírito pode estar feliz conosco se não nos relacionamos com Ele durante o dia? Se não O consultamos durante o dia? “Eu vejo a fumaça de satanás entrando pelas brechas” afirmou Papa Paulo VI. Ele o enfrentou, por isso disse “uma das maiores necessidades da Igreja é defender-se do mal”.

Deus deu a você a oportunidade de ouvir isso, depois Ele vai cobrá-lo. Quero chamar sua atenção para o "pós-encontro"; aqui você aplaudiu, gritou, concordou dizendo: "É isso mesmo!", mas na hora de escolher, depois que for embora, cuidado para não escolher o pior.

“O mau não é a ausência de algo, mas é uma força espiritual, pervertida, assustadora”. Alguns teólogos dizem que o diabo não existe e fazem teses para provar isso. O Papa Francisco tem falado diretamente contra o diabo, confirmando a existência dele.

"Vocês foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo" (1 Pedro 1)
Foto: Wesley Almeida/CN

Você pode achar que tudo isso é um devaneio meu. Não, não o é! Isso é a palavra de um Papa. “Quais são os meios de defesa que temos contra um perigo tão insidioso? Tudo o que nos defende do pecado fortalece-nos contra o inimigo invisível. O Cristão deve ser militante, vigilante e forte e deve as vezes usar de práticas acéticas para se livrar dos ataques do demônio. Não sejam vencidos pelo mal, mas vence o mal pela prática do bem.” É o que nos diz o papa Paulo VI. “Eu não posso viver em pecado”.  

 

Que o Espírito Santo lhe dê o entendimento, lhe dê a compreensão. Que nenhum daqueles que o Senhor me confiou se perca. Coloque-se de prontidão, seja sóbrio e vigilante! Resista-ao mal sendo firme na fé! 

Rezemos: Senhor, livrai-nos do mal. “Por isso, estejam de espírito pronto para agir, sejam sóbrios e ponham toda a esperança na graça que será trazida a vocês quando Jesus Cristo se manifestar. Como filhos obedientes, não devem mais viver como antes, quando ainda eram ignorantes e se deixavam guiar pelas paixões. Pelo contrário, assim como é santo o Deus que os chamou, também vocês tornem-se santos em todo o porque a Escritura diz: "sejam santos, porque eu sou santo." Vocês chamam Pai àquele que não faz distinção entre as pessoas, mas que julga cada um segundo as próprias obras. Portanto, comportem-se com temor durante esse tempo em que se acham fora da pátria. Pois vocês sabem que não foi com coisas perecíveis, isto é, com prata nem ouro, que vocês foram resgatados da vida inútil que herdaram dos seus antepassados. Vocês foram resgatados pelo precioso sangue de Cristo, como o de um cordeiro sem defeito e sem mancha" (1 Pedro 1,13). 

”Vós, porém, sois uma raça escolhida, um sacerdócio régio, uma nação santa, um povo adquirido para Deus, a fim de que publiqueis as virtudes daquele que das trevas vos chamou à sua luz maravilhosa.”

O Senhor nos chamou das trevas para a Sua luz admirável. Os que não eram objeto de misericórdia alcançaram misericórdia. Faça agora sua entrega total ao Senhor com seu coração, faça sua oração.

Transcrição e adaptação: Rogéria Nair

↑ topo