Sede um só corpo e um só Espírito

Pe. Dudu Braga
Foto: Maria Andrea/ Cancaonova.com

O Papa, hoje de manhã, presidiu a Santa Missa, na qual disse que o homem é um ser novo. Nós nos tornamos homens e mulheres novos! Você não pode esquecer a graça que você carrega de ser “cristão”, palavra que vem de "Cristo". O Papa Francisco me ensinou que “impávido” significa aquilo e quem não tem medo. O Santo Padre afirmou que precisamos de cristãos impávidos, que não andam para trás. No entanto, se nosso coração não está em Deus, como vamos ser homens e mulheres novos?

Você conhece uma Igreja dividida? Um cristão dividido? Se você conhece, Jesus tem o remédio, o remédio para tudo aquilo que está sendo dividido: a família. A primeira família qual é? Quando estudamos a Santíssima Trindade, dizem que não há confusão n'Ela, e realmente não há, pois o Pai nunca brigou com o Filho. O Pai, o Filho e o Espírito Santo sempre caminham juntos!

Da mesma forma, o segredo para não nos perdermos é sempre andarmos juntos, primeiro precisamos estar bem com Deus, só com Ele, quem não está unido ao Senhor, não está unido a mais ninguém. No momento em que você estava "azedo" com uma pessoa, na verdade, significa que nessa hora você também estava distante do Senhor. Os seus braços precisam estar abertos para o próximo.

É preciso querer para se levantar! Queira ser de Deus!

Sede um só corpo e um só espírito, assim como fostes chamados pela vossa vocação a uma só esperança (Efésios 4, 4).

O espírito do mundo mata; nem tudo no mundo é ruim; mas existem coisas que nos matam. Cuidado para que o espírito do mundo não o mate. A Igreja é essa família – a família de Deus. A Igreja nasce para levar a comunhão para os homens.

A Igreja é uma história de amor. Você está deixando essa história mais bonita? Lembre-se de que você faz parte dessa história!

Só ama a Igreja quem se entrega por ela; sem Missa não dá, sem comunhão não dá! O Papa afirmou que ela é uma família que se ama, que está sempre sendo amada; a Igreja é a grande família do Reino de Deus.

Onde podemos encontrar Deus? Onde podemos encontrar Aquele que nos salva? Quando estamos juntos, entre nós Cristo está! Você não está sozinho, quantas pessoas, hoje, neste mundo estão precisando de Cristo.

"É preciso querer para se levantar! Queira ser de Deus!"
Foto: Maria Andrea/ Cancaonova.com

Ninguém é inútil na Igreja, da mesma forma, ninguém é o mais importante, todos somos iguais diante de Deus. Ninguém é insubstituível na Igreja, nem mesmo o Papa. A Igreja é uma só para todos, ela é santa, una, católica e apostólica.

Não vamos "privatizar" a Igreja, achar que ela é nossa, e convidar somente aqueles que são da nossa “panelinha” para participar dela. Isso não é Igreja, isso é um partido. Antes de ser de uma pastoral, você a tem que olhar como católico, olhar como um todo, para depois pensar em seu particular. O mais difícil, hoje, é a união.

Nós estamos orando pouco, o caminho para o verdadeiro ecumenismo é a oração. Quantas pessoas querendo prejudicar as outras, quanta fofoca entre nós! A guerra que o diabo provoca é com a língua, como se elas fossem armas. A fofoca é a língua utilizada pelo diabo para dividir e criar inimizade entre os irmãos.

Quantas pessoas não se falam mais, pessoas que estão na mesma família e não se falam mais pela fofoca. Quem faz fofoca não ajuda na união da Igreja.

Precisamos pedir a graça ao Senhor para termos força contra o mundo que tenta dividir a nossa casa e a nossa Igreja. Não seja inimigo do Pai, pois o Espírito é Aquele que nos dá a graça, só quem pode trazer a unidade é o Espírito Santo de Deus. Você não pode ser um católico dividido, é impossível estar com Deus assim!

O mundo espera algo de nós! Você quer ser um palhaço ridicularizado? O mundo de hoje não vai ouvir mestres, e sim testemunhos!

Transcrição e adaptação: Karina Aparecida

↑ topo