Seguir o exemplo de Dom Bosco

Padre Wagner Ferreira
Foto: Wesley Almeida
Neste caminho bonito que estamos fazendo rumo à festa do Natal o convite que a Igreja nos faz é o convite à conversão. Para que nós como discípulos de Jesus possamos testemunhar as maravilhas do Senhor, somente n'Ele o homem e a mulher encontram o caminho da plena realização. Fazemos a diferença no mundo em que vivemos de modo a realizar o Evangelho ao dizer: “Vós sois o sol da terra e a luz do mundo”.

A Canção Nova se alegra imensamente com a visita das relíquias de Dom Bosco. O convite para ser sol da terra e luz do mundo se volta para nossos jovens. Todos nós sabemos que o mistério do pecado também atinge os nossos jovens. Infelizmente, nós percebemos neles a manifestação do mistério da iniquidade. Dom Bosco sabia disso muito bem, por isso sua dedicação ao público juvenil. Era uma dedicação para resgatar os jovens, para que eles realmente pudessem ser uma juventude nova. Assim objetivava esse grande homem de Deus.

No Evangelho de hoje o convite que Jesus nos faz, Ele o faz especialmente aos jovens. O pior fardo que um jovem, muitas vezes, carrega é o fardo do pecado, que tantas vezes o leva ao compromisso com o mal e a buscar aquela felicidade passageira na sexualidade e nas drogas. É Jesus, nosso Mestre, que nos diz: “Vinde a mim”. Dom Bosco acolheu em seu coração esse apelo de Cristo em relação aos jovens.

Os jovens tropeçam e caem, mas os que esperam no Senhor renovam suas forças. Do ponto de vista pedagógico Dom Bosco encarnava esse apelo de Jesus Cristo. O fundador dos salesianos sabia muito bem usar as oportunidades para catequizá-los. Jesus Cristo é o Salvador e para que nós encontremos descanso para nossas almas precisamos aprender d'Ele, seguir Seus passos. Essa é a dimensão catequética da formação das nossas crianças.

"Todos nós precisamos aprender a lidar com nossa juventude"
Foto: Wesley Almeida

Todos nós precisamos aprender a lidar com nossa juventude. Muitas vezes, nós queremos enquadrar os nossos jovens na nossa visão; mas não podemos fazer isso. Dom Bosco se fazia pequeno com os pequenos, ele descia exatamente ao mesmo nível dos jovens. É desse jeito que se estabelece um relacionamento e, depois, quando a gente senta para falar a respeito de Deus fica mais fácil fazê-los ouvir. Procure entrar no meio deles e depois o resto acontece. É essa pedagogia de Dom Bosco que precisamos aprender.

Precisamos ter o objetivo que o grande santo italiano tinha e este [objetivo] precisa estar claro: que os jovens aprendam a viver em comunhão com Jesus. Que hoje com a visita das relíquias de Dom Bosco ele nos ensine a catequizar os jovens. Que nós sejamos pequenos com os pequenos para levá-los para o caminho de Deus.

Transcrição e adaptação: Pollyana Fonseca

Veja também:

:: Saiba o que é uma relíquia
:: Relíquias de Dom Bosco podem oferecer indulgência plenária
:: Saiba mais sobre a vocação salesiana
:: Canção Nova é admitida na família salesiana

↑ topo