Seguir o exemplo de Nossa Senhora

Dunga
Foto: Wesley Almeida
"No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré, a uma virgem desposada com um homem que se chamava José, da casa de Davi e o nome da virgem era Maria. Entrando, o anjo disse-lhe: Ave, cheia de graça, o Senhor é contigo. Perturbou-se ela com estas palavras e pôs-se a pensar no que significaria semelhante saudação. O anjo disse-lhe: Não temas, Maria, pois encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e darás à luz um filho, e lhe porás o nome de Jesus. Ele será grande e chamar-se-á Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi; e reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim. Maria perguntou ao anjo: Como se fará isso, pois não conheço homem? Respondeu-lhe o anjo: O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra. Por isso o ente santo que nascer de ti será chamado Filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, até ela concebeu um filho na sua velhice; e já está no sexto mês aquela que é tida por estéril, porque a Deus nenhuma coisa é impossível. Então disse Maria: Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo afastou-se dela" (Lucas 1 26-38).

Tanto Maria como sua família já tinham um plano de vida. A cidade de Nazaré tinha mais ou menos 200 habitantes, todos se conheciam, todos sabiam dos planos de José, de Maria, de suas famílias. Aqui em Cachoeira Paulista (SP), com 35 mil habitantes, todos também se conhecem, as notícias correm. José estava preparando a casa; Maria, o enxoval, tudo pronto e a cidade inteira convidada.

Ser servo é permitir que Deus mude seu caminho e não ficar descontente com isso, porque o Senhor é perfeito.
Tinham tudo preparado, como uma boa judia, Maria queria dar muitos filhos a José. Ele era construtor de casas e não um simples marceneiro. José construía casas, e Maria tinha seus planos, tecia toalhas, estava tudo preparado. De repente, o anjo aparece e Deus muda o rumo não apenas daquela menina, daquela família, mas da humanidade.

"Ser servo é permitir que Deus mude seu caminho e não ficar descontente com isso, porque o Senhor é perfeito"
Foto: Wesley Almeida

O que a Virgem Maria fez para ter graça diante de Deus? O que estes pais fizeram para merecer esta filha imaculada? Nós fomos concebidos com o pecado original, mas a Santíssima Virgem foi concebida sem esse pecado e assim se manteve. O anjo estava diante de alguém que encontrou graça diante de Deus. Maria não entendeu nada e pergunta a ele: "Como se fará isso, pois não conheço homem?" E o anjo lhe responde: "O Espírito Santo descerá sobre ti, e a força do Altíssimo te envolverá com a sua sombra." Não conseguimos entender, Maria também não entendeu, mas acolheu: "Eis aqui a serva do Senhor."

Existem muitas coisas que não entendemos, mas temos de nos preparar sem entender nada. Talvez você tenha muitos problemas hoje, mas você não precisa entendê-los, não podemos entender muitas coisas. Muitas vezes, não resolvemos nossos problemas, pois queremos entendê-los primeiro para perdoar pessoas, para reconhecer os erros, para recomeçar. Diga ao Senhor: “Eis-me aqui. Se não fosse Sua vontade, Senhor, eu não estaria aqui”. Deus realizará o que planejou para sua vida por mais que você tenha feito planos como José, pois os planos do Senhor são maiores e melhores.

"O verbo de Deus se fez carne". O verbo "fazer" só não se fez ainda na sua vida, pois você não se colocou na condição de servo. Para que as coisas comecem a acontecer na sua vida, o "faça-se", é necessário se fazer servo. Muitas pessoas se sentem infelizes, pois têm a impressão de que são inúteis. Talvez o grande sonho de se casar, de trabalhar, está apenas no sonho, pois você ainda não se fez servo de alguém. O "faça-se" do sonho se realiza quando se faz servo.

Maria usou a mesma palavra que Deus usou na criação: "faça-se". O verbo de vida, você pode fazer esta experiência com o Senhor. Você precisa se transformar para que possam acontecer muitas coisas em sua vida. Alguém está precisando ser socorrido por você, como Nossa Senhora, que serviu sua prima.

Devemos nos tornar servos uns dos outros, precisamos servir mais, nos colocar como escravos do verbo "faça- se". O ser servo pode mudar o clima na sua casa, no seu trabalho. Devemos ser a ferramenta nas mãos de Deus. Pense nos planos do Senhor que podem se tornar parte da sua vida. Nossa Senhora foi servir, quem começa a servir leva o Espírito Santo. Quando a Virgem Maria saudou Santa Isabel, esta ficou cheia do Espírito Santo.

Quando você sai da sua casa, do seu “pedestal”, o Espírito Santo vai com você. Maria foi à casa de Isabel, (hoje podemos nos comunicar de várias formas como: SMS, Blog, Twitter, mas antigamente isso não era possível) e esta se encontra grávida e Maria leva o batismo no Espírito. Foram quatro meses de conversas, elas começaram a falar dos milagres em suas vidas.

Quando a Santíssima Virgem Maria volta para casa, ela pensa como explicará para família, para José, para a cidade o ocorrido. Quantos milagres já aconteceram em nossas vidas que também nos causaram conflitos? Pelas pessoas que não se conformaram com o milagre, quantas pessoas ficaram com ciúmes.

"A partilha dos milagres faz gerar novos milagres"
Foto: Wesley Almeida
 
"Quem deixar pai e mãe pela causa do Evangelho, receberá agora, neste mundo, cem vezes mais perseguições". Não tenha medo de servir, tenho a certeza de que, nesta caminhada, iremos poder ver os milagres uns dos outros. O nosso compromisso sempre é servir o próximo.

Quando servimos o Verbo Divino se encarna, o primeiro lugar que devemos servir é a nossa própria casa. Cada um pode ajudar de algum jeito: sobra roupas? Dinheiro? Tempo? O que você faz com essas sobras? Ajude alguém, sirva alguém, pois é assim que o "faça- se" vai se encarnando em mim e em você.

Se seu filho está nas drogas, talvez você nunca tenha conversado com ele nem nunca tenha sido firme. O relacionamento com sua esposa, talvez, precise ser cuidado, ouvindo-a, assim o Verbo "se faz" carne. A partilha dos milagres faz gerar novos milagres, quando chegar à sua casa chegue como Nossa Senhora: disposta a servir. Somos alvos de misericórdia.

Quando eu chegava em casa, bêbado, há mais ou menos 30 anos, minha mãe me servia, me colocava na cama, me servia um chocolate com pão. Eu fingia que estava dormindo e ela dizia: "Pai, tira o meu filho desta situação". Ela se fez serva, um dia, entrei na igreja, drogado, e saí batizado no Espírito Santo. Chegue na mesma condição de Nossa Senhora, clamando: "Faça-se em mim segundo a Tua Palavra. E o Verbo Divino se fez Homem e habitou entre nós”.

Transcrição e adaptação: Thais Capucho


Adquira essa pregação pelo telefone:
(12) 3186 2600

Veja também:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo