Seguir os passos de Jesus

Nós estamos sob a graça de Deus, estamos no tempo da graça, no kairós. O Espírito Santo repousa sobre nós e nos fala ao ouvido, ao coração. Deixe a voz do Senhor entrar em sua vida e revelar o que Ele realmente quer de você neste dia.

\”No dia seguinte, tinha Jesus a intenção de dirigir-se à Galiléia. Encontra Filipe e diz-lhe: \’Segue-me\’. Filipe encontra Natanael e diz-lhe: \’Achamos aquele de quem Moisés escreveu na lei e que os profetas anunciaram: é Jesus de Nazaré, filho de José\’. Respondeu-lhe Natanael: \’Pode, porventura, vir coisa boa de Nazaré?\’ Filipe retrucou: \’Vem e vê\’. Jesus vê Natanael, que lhe vem ao encontro, e diz: \’Eis um verdadeiro israelita, no qual não há falsidade\’\”. (cf. Jo.1, 44-47)

Ouça: \”Deus não nos escolheu por acaso…\”

Quando tomamos esta passagem da Sagrada Escritura, vemos o caso interessantíssimo de Natanael, cuja resposta soa grosseira aos nossos ouvidos, mas que recebe de Jesus um elogio como resposta.

Foi olhando para os segredos do coração de Natanel que Jesus diz: \”Vem e segue-me!\” Jesus não escolheu os melhores. Ele não veio para os justos, mas para os pecadores, pois estes precisam do Reino de Deus. Por isso, em todas situações de nossa vida precisamos nos dobrar diante de Deus.

Jesus escolhe os pecadores quando ninguém queria contato com eles. O Senhor convida pescadores, pobres, mulheres, marginalizados para segui-Lo como seus discípulos. Naquela época, os discípulos escolhiam o mestre a quem queriam seguir, mas com Jesus foi diferente, pois Ele mesmo foi buscar seus discípulos.

Toda escolha de Deus traz uma graça. Quando Ele conquistou seu coração e cultivou em você o desejo de segui-Lo, deu-lhe capacidade para fazê-lo. Nós, fracos, que aqui estamos, seremos testemunhas da força de Deus que vai se manifestar.

São Paulo sabia da fraqueza que tinha e por isso diz: \”Três vezes roguei ao Senhor que o apartasse de mim. Mas Ele me disse: Basta-te minha graça, porque é na fraqueza que se revela totalmente a minha força\”.(cf. II Cor. 12, 8-9a)

Talvez você seja o mais fraco de sua família e nem tenha idéia do que fazer para mudar a realidade de seu lar, mas agora quando você olhar para a \”montanha\” de suas dificuldades poderá dizer: \’Glória a Deus, é na fraqueza que sou forte!\’ Deus está ao seu lado na luta! Você não sofre sozinho, o Senhor o orienta!


Ouça: \”Jesus veio para os pecadores…\”

Santo Agostinho foi muito perspicaz. Ele queria seguir Jesus, mas sabia que era fraco e que a tentação o vencia constantemente. Um dia, percebeu que não era com suas forças, com sua astúcia que venceria os problemas. A partir desse momento, ele mudou sua oração, passando a dizer: \”Senhor, dá-me o que me mandas, mas manda-me o queiras de mim\”.

Não tenha medo de \”seus gigantes\”, pois Deus escolheu você para que seja luz entre os homens. Às vezes, a gente cai na tentação de pensar que o Senhor poderia pedir a outro o que nos pede, mas somos nós os escolhidos para aquela tarefa, naquele momento.

Você quer ou não ser uma \”janela aberta\”, em sua casa, para que a luz de Deus entre? Não tema, pois o Senhor lhe dará a graça necessária.

Temos um jardim secreto em nosso coração, no qual só entra quem nós permitimos e dentro dele há um lugar mais secreto ainda, que só Deus consegue adentrar. Esses locais são os sagrados de nosso coração.

Não sei o que Natanael, que foi chamado de Bartolomeuu, fez debaixo daquela figueira, não sei o que você também guarda em seu coração, mas Deus sabe. Da mesma forma o Senhor não condenou esse apóstolo, mas o amou, Ele também faz com você.

É preciso ser sincero com Deus, ou seja, \”sem máscaras\”. Deus é o único com o qual você pode ser quem realmente é, pois Ele nunca vai condená-lo. Diante d\’Ele não tenha medo de arrancar as máscaras, independentemente do que você viveu no passado. O que Jesus disse a Natanel, Ele está hoje dizendo a você também.

Ouça: \”Que nada ocupe em seu coração o espaço que Deus quer encher…\”

Quando entrei na Comunidade Canção Nova, o que eu mais queria era dar o meu coração, nem imaginava ser o que sou hoje, indo a vários lugares do Brasil pregando a Palavra de Deus. Se você seguir Jesus, verá coisas grandiosas da parte de Deus.

Existe uma passagem que me ajuda muito e pode ajudá-lo também: \”Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara a tua alma para a provação\”. (cf. Eclo. 2,1) Todos nós, que somos do Senhor, sofremos provações, somos humilhados e traídos, mas não desistimos pois somos d\’Ele.

Venha seguir Jesus, pois o que o espera não é sabedoria humana, mas a ação poderosa do Espírito Santo!

Transcrição e áudios: Claudenilson José
Fotos: Paulo Sérgio


Márcio Mendes


Missionário da Comunidade Canção Nova, teólogo e escritor

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo