Somente o amor tem poder de transformação

Encerrando a parte da manhã desta terça-feira (31/10), segundo dia do Encontro do Conselho da Fraternidade Católica Internacional, Dom Albert Marie de Monléon, o.p., bispo de Meaux – França, celebrou a Santa Missa, na qual apontou o Espírito Santo como o grande impulsionador das Novas Comunidades. Confira abaixo:

Conhecemos bem essas parábolas do Reino de Deus, através das quais Jesus o compara ao fermento e ao grão de mostarda. Sem dúvida, não podemos ignorar o sentido profundo delas. Por meio delas, percebemos que Ele deseja que compreendamos o poder d'Ele de transformação.

O que é o Reino de Deus para dar essa vida? Sabemos pelo testemunho do próprio Jesus, que o Reino do Céu é comparado àquele homem que sai, logo de manhã, para perguntar quem deseja trabalhar em sua vinha e mais, é comparado às virgens prudentes.

Todas essas parábolas querem mostrar este Deus que se aproxima do homem, aproximação que nos é dada pelo Espírito Santo. É Ele quem faz com que a obra do Reino de Deus se realize.

Quando você lê “Reino dos céus” poderá substituir por “Espírito Santo”, pois, dessa forma, o que o quero partilhar ganha uma força sobrenatural. O Espírito Santo é como um grão de mostarda, menor que a cabeça de um alfinete. Ele é como esta festa para a qual somos convidados. Ele deseja que este poder, que está presente na vida do Reino, esteja também no mundo, principalmente diante das necessidades que este enfrenta.

A maior parte das Novas Comunidades começaram pequenas, e com o tempo, foram crescendo. E Deus quis usar desta potência para o anúncio do Reino d'Ele. É preciso ir mais além, para compreender esta força do Reino de Deus que toca o coração dos homens, levando-os a deixar tudo. Na realidade, é o Espírito Santo que é colocado no coração deles.

Somente o amor tem poder de transformar os corações. E o que toca o coração do homem é o descobrir nos cristãos a grande realidade do amor. Amar é deixar-se conduzir pelo Espírito Santo.

Outro aspecto – para se deixar conduzir pelo Espírito Santo – é justamente o amor que é colocado em nosso coração e que precisa ser traduzido em atos. O poder da força de transformação do Reino de Deus é a força de uma vida eterna que nos leva a Deus.


Dom Albert Marie, o.p.


Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo