Testemunhas da aliança

\”Se eu der testemunho de mim mesmo, o meu testemunho não será digno de fé. Mas se houver outro que dê testemunho de mim, e sei que será digno de fé o testemunho dado sobre mim\”. Jo 5, 31

A Palavra de Deus é uma brecha que sempre nos desafia à conversão. Ele fala com Moisés sobre o povo que faz a experiência de contemplar a obra de Deus, mas assim mesmo nega a Sua história de salvação.

Assim, o Senhor dá uma nova missão a Moisés, a de criar um novo povo. Mas Moisés intercede por esse povo e se coloca no lugar dele, porque eles haviam contemplado as maravilhas de Deus em tantos momentos, mas eram rebeldes e não entregaram seu coração ao Pai; ao contrário, negaram Sua história de salvação e se afastaram.

Diante dessa manifestação de Deus, Moisés vai ao encontro do seu povo, mesmo sabendo que eles não tinham um coração de entrega a Deus.

Moisés pede a Deus pelo seu povo: \”Senhor, não é o meu povo, mas o Tteu povo, porque Tu o libertaste de Israel.\” A libertação tem início na promessa, destruir o povo é quebrar a aliança com o povo, e a aliança é feita entre duas pessoas, dependem de dois lados para que haja fidelidade.

A partir daí, Deus começa a transformar esse povo por dentro. Podemos perceber isso no evangelho, porque Jesus vem para acolher esse povo e ensiná-lo a fazer essa experiência com Deus.

Quem testemunha o Filho de Deus é João Batista e isso revela que precisamos acolher o Senhor, mas os fariseus viviam na incredulidade, interpretando as Sagradas Escrituras em benefício próprio. E a testemunha autêntica é o Pai: \”Esse é o meu filho amado\”. Na primeira leitura, Deus vai contra o povo, por isso não é suficiente apenas lermos essa Palavra, é preciso nos aprofundarmos nela, deixar que ela penetre em nosso coração.

Os fariseus contemplaram a Palavra de Deus feito carne, mas não acreditaram nela, porque para compreender é preciso amar. O fechamento torna o homem impenetrável à Palavra de Deus. Não caia na tentação de contemplar as obras do Senhor e não deixar de que ela faça parte do seu coração. Precisamos ser um povo disposto, de coração aberto diante do Senhor.

\”Senhor, nos queremos, hoje, diante da Sua palavra, ser vencedores, estar diante do Seu amor.\” Se você só sabe destruir, aniquilar, não consegue mais amar, ore ao Senhor. Deixe-se penetrar pelo amor do Senhor, permita que Ele transforme e renove o seu coração. Seja aquele que intercede e não pense só em você mesmo, seja livre para amar, busque se entregar a Jesus.

Transcrição: Michelle Mimoso

↑ topo