Todos me proclamarão bem-aventurado

Roberto Tannus
Foto: Wesley Almeida
É uma honra poder pregar sobre a Virgem Maria, a Mãe do Salvador. Aquela que foi proclamada, na visitação de sua prima Isabel , como a bem-aventurada (cf. Lc 1,39). O que vem a significar o título de “bem-aventurada”? Significa ser uma pessoa feliz, cumulada de bênção. Essa afirmação, feita por Isabel, foi, na verdade, uma moção do próprio Espírito Santo. A Palavra de Deus nos diz que, naqueles dias, Nossa Senhora se levantou e foi às pressas à casa de sua parenta Isabel, sabendo que ela estava no sexto mês de gestação, parte para ajudá-la nos serviços domésticos. A rainha que se coloca na posição de serviçal.

No Antigo Testamento (cf. Gen. 3,15) a Palavra já anunciava uma mulher especial: "Porei ódio entre ti e a mulher" (cf. Gen. 3, 15). Maria é a mulher prometida, aquela que traria o Emanuel, o Deus conosco, desde o Antigo Testamento já era anunciada como aquela que seria a bem-aventurada.

Está na Bíblia e os exegetas são unânimes em afirmar que, desde o Antigo Testamento, Deus já havia decretado a derrota do mal, a derrota de satanás. Para a Sagrada Escritura a Santíssima Virgem Maria é a mulher prometida. Maria é a mesma mulher, mencionada em João, 2, que antecipa a hora de Deus. Ela é a intercessora por excelência. Ao pé da cruz ela assume a maternidade do discípulo fiel. No livro de Apocalipse, Ela é a mulher revestida de sol, isto é, aquela que foi elevada ao mais alto grau de honra possível.

Satanás odeia esta mulher, pois ele sabe que ela pisará a sua cabeça. Toda rejeição a Nossa Senhora vem do demônio.
Infelizmente, o maligno conseguiu entrar no coração de pessoas que amam a Jesus, mas têm uma verdadeira aversão à Mãe do Salvador.

É impossível para uma mulher gerar e continuar virgem, mas não o é para Deus. No livro de Jó, 14 1-4 , está escrito que o homem nascido da mulher vive pouco tempo e cheio de muitas misérias. E pergunta: quem faria sair o puro do impuro? Jesus, sendo Santo, só poderia ter sido gerado num ventre santo. Quem poderia tirar o puro do impuro? Essa afirmação foi proclamada 6 séculos antes da vinda do Salvador.

É falta de coerência afirmar que a Virgem Maria morreu e não está no céu porque é uma pecadora. Desse modo, essas pessoas que afirmam tal coisa querem ser maior es que o próprio arcanjo Gabriel, que a proclama como a bem-aventurada (cf. Lc, 1, 46-47). Algumas pessoas ficam apenas na superfície da Palavra. Pensam que porque Maria chamou Jesus de "meu Salvador", logo subtendem equivocadamente que ela, então, era uma pecadora e, logo, estaria privada da glória de Deus. Essas pessoas acreditam que Nossa Senhora morrreu e está esperando a segunda vinda do Senhor. A Palavra de Deus afirma que quem está sob a graça, o pecado não tem domínio sobre essa pessoa.

Quando chamamos a Santíssima Virgem Maria de "bem-aventurada" honramos também a Nosso Senhor Jesus Cristo. A igreja que não honra a Mãe do Salvador não é a Igreja do Cristo. Vale mencionar que no Quarto Mandamento está escrito: "Honrai pai e mãe". Em nenhum momento na Bíblia Jesus se refere a Maria como sua mãe.

"Maria é também chamada de Arca de Aliança. As Escrituras afirmam que onde a Arca da Aliança entrava, ela abençoava".
Foto: Wesley Almeida

No Evangelho de São João 19, 25- 27, Jesus, no alto da cruz, diz ao discípulo amado: "Eis aí tua mãe" e para Maria diz: "Eis aí teu filho". É discípulo aquele que fica ao pé da cruz, que fica junto com Maria. Quem é discípulo fiel leva a Virgem Santíssima para casa; e você é esse discípulo. Precisamos trazê-la para dentro da casa do nosso coração.

Nossa Senhora é também chamada de Arca de Aliança, e as Sagradas Escrituras afirmam que onde a Arca da Aliança entrava, ela abençoava. Há um certo cristianismo que quer ficar órfão de Mãe. Lembremos que no Pentecostes já estava Maria. Se você quer fazer algo bem feito, comece convidando Maria. Não tenha medo de assumi-la como Mãe, não deixe que seja arrancado do seu coração o Cristianismo verdadeiro!

Se há alguma coisa que está demorando para acontecer na sua vida, não hesite em pedir a Virgem Maria. Assim como ela antecipou o momento do Senhor, nas Bodas de Caná, ela também intercederá por você. Maria é a bem-aventurada. Leve-a para dentro da sua casa, para dentro do seu coração. As Escrituras afirmam que onde entrava a Arca da Aliança o local era abençoado, da mesma forma, Maria que também tem o título de Arca da Aliança abençoará sua casa.

"Peça que Maria visite sua família"
Foto: Wesley Almeida

Peça que Maria visite sua família. Há famílias que estão sofrendo por lhes faltar "o vinho da alegria". Uma alegria que foi afogada pelas dores causadas pelos vícios, pelos problemas, entre outros. Precisamos do amor materno! Invoque para si aquele que foi presente do próprio Senhor.

Transcrição e adaptação: Dado Moura


Adquira essa pregação pelo telefone:
(12) 3186 2600

Veja também:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade de relacionamento cristã
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

↑ topo