Viver e administrar a depressão

Dr. Roque Savioli
Foto: Carlos Eduardo/CN

Todos que vivem a depressão perguntam: “Onde está Deus? Por que eu passo por um momento deste na minha vida?”

A depressão é um mal do século; Deus não manda doença para ninguém. Nós somos responsáveis por nossas doenças.

10% das mulheres podem ter depressão, e 5% dos homens podem tê-la também. Isso geralmente acontece quando a mulher chega à fase dos 40, na fase da menopausa.

A depressão é uma enfermidade pessoal, muitos ainda não acreditam que é doença. Eu sou cardiologista, e recebemos pessoas com depressão, e essa enfermidade leva muitas pessoas ao infarto, por isso, eu atendo muitas pessoas com depressão, preciso estudar e entender esse assunto. E muitas mulheres chegam ao consultório e seus esposos não acreditam que elas tenham essa enfermidade; muitos dizem que é frescura.

Existem famílias que são depressivas, pois depressão também é algo genético. Muitos podem não ter depressão, mas podem ter a tendência a tê-la. O homem tem que entender muito isso, que não é frescura da mulher. É doença mesmo.

A tristeza é diferente da depressão. A tristeza faz parte da nossa vida, não existe ninguém que é 100% feliz. A tristeza vem depois de uma perda, isso é normal, o anormal é ficar triste para o resto da vida.

Alguns dos sintomas da depressão são: não ter gosto para nada, perda total do interesse de viver, muito sono ou sono nenhum. Ou a pessoa come muito ou ela não come nada. Tem um outro sintoma: a mulher fica somente querendo dormir ou quer somente comer massa e doce. Mas saibam que tem saída e a saída é Jesus.

Uma das grandes causas de suicídio é devido à depressão. Muitos dizem que quando a pessoa avisa que vai se matar, ela não tem coragem. Não caiam nessa, nesses momentos vocês têm que correr e levar essa pessoa a uma psiquiatra. As pessoas que falam que vão se suicidar, elas arquitetam tudo. Isso acontece. Muitas vezes, a depressão faz parte de outras doenças, muitos têm problemas de tireoide e depressão e só cuidam da depressão. Trate da tireoide que a depressão melhora.

Por que eu tenho depressão? Quais as causas? Existe a causa biológica, genes depressivos. Mas não é porque a sua família tem depressão que você vai ter, pode ser que ela não venha se manifestar em você. Em nosso cérebro existem os neurotransmissores, que nos fazem pensar, ter vontade de rezar, de chorar, etc., e eles precisam ter um equilíbrio. Quando eles não estão em sintonia acontecem a depressão. Existe tratamento com remédios para a depressão.

O cristão que não toma remédio está indo contra o ensinamento da Bíblia, pois está escrito na Palavra de Deus Eclesiástico 38, versículo 1: "Honra o médico por causa da necessidade, pois foi o Altíssimo quem o criou".

Na ocasião dessa enfermidade, reze ao Senhor e depois vá ao médico, pois você nunca irá melhorar se não tomar remédio! Se você tomar o medicamento adequado [receitado pelo médico], este vai minimizar o sintoma e você poderá viver normalmente. Não tenha medo de tomá-lo [remédio].

Existem pessoas que não querem ficar dependentes de remédio e ficam dependentes da doença.

E há gente também que sofre desse mal pela perda de sentido de vida. Hoje há um exagero no materialismo, fazendo com que a pessoa perca o foco do essencial, que é a vida eterna. Isso faz com que as pessoas percam o sentido da vida.

Em nossa vida há muitas perdas, e se você está focado somente no material, isso pode levá-lo a uma depressão.

É normal querer possuir bens materiais, querer crescer, ter coisas melhores, mas desde que usemos isso como graça. Se Deus me deu tudo que tenho, por que eu não usaria? Mas isso deve ser feito sabendo que tudo é graça, que tudo veio de Deus.

O importante é termos na nossa vida um sentido elevado. Ter um lado espiritual desenvolvido. Se temos algo mais elevado na nossa vida, conseguimos superar todas as coisas na nossa história. Eu acompanhei o padre Léo durante toda a sua doença, o sofrimento é um processo de purificação e de santificação, mas você tem que colocar um sentido nessa hora de dor. Ele nunca se queixou de nada, ele tinha muitas dores, sim, mas nunca reclamou.

A depressão também tem um componente espiritual, pois além de atingir nosso corpo e nosso psicológico, ela atinge nosso espírito também. É só olharmos como Jesus agia.

Depressão tem alguns sintomas básicos, como a melancolia, a ansiedade, o medo do futuro e o sentimento de culpa. Para a ansiedade existem remédios que os médicos podem oferecer para o paciente, para a tristeza também existem vários medicamentos para o humor, mas para o sentimento de culpa não existe remédio. A pessoa assim se sente culpada até por estar doente, por algo que ela fez e sente como se fosse culpada pelo mundo. A culpa é a pior coisa que existe para a pessoa deprimida: "Por que eu casei?" "Por que eu não casei?". Culpa-se por coisas passadas. O problema da ansiedade resolvemos com a ajuda da Palavra que diz: "Não vos inquieteis por coisa alguma!” (Filipenses 4,6). Devemos entregar nossos problemas a Deus, Ele não é um mágico que resolverá tudo, mas nós precisamos confiar n'Ele. E para curar a tristeza devemos nos apegar e viver a Palavra que diz: "Alegrai-vos no Senhor" (Filipenses 4,4]. Mas a culpa é o grande problema, não tem remédio para esse mal, a única solução é Jesus, a qual está também em Filipenses 3, 13b, que diz que nos esquecendo do que fica para trás, devemos nos lançar para a frente.

 

A culpa é a pior coisa que existe para a pessoa deprimida
Foto: Carlos Eduardo/CN

 

Não reviva coisas ruins! Só viva as coisas boas!

A depressão é um momento em que você sente que não tem nada, só tem a si mesmo, e você precisa aproveitar esse momento de olhar para dentro de si e fazer uma confissão. Eu sei que alguém nessa condição não tem vontade de fazer nada, mas faça uma revisão de vida, se confesse. Olhe para dentro de si e veja onde está a sua limitação.

A depressão também é um momento bom, precisamos ser amigos dessa enfermidade, pois se temos um gene depressivo, precisamos tirar o lado bom dele. Você tem que conviver com isso toda a sua vida, por isso, se decida a aprender conviver com ela. Se você vai à igreja e lá você acha que tem muita gente, fique na porta. E não deixe de tomar remédio.

Depressão é doença e precisa ser vista como doença. Não a negue jamais, entenda-a e aprenda a conviver com ela.

Algumas pessoas falam que o religioso não pode ter depressão. Claro que pode! Muitos santos já tiveram depressão, João da Cruz por exemplo, e Deus tira proveito desse momento de escuridão para que o enfermo possa experimentar a Luz, que é Ele.

Você que tem depressão reze antes de tomar seu remédio. Faça sua terapia e se trate com um profissional de saúde. Pois ela é tratada por um profissional de saúde e supervisionada por Deus.

E você que tem algum parente depressivo não insista para que ele saia, pois ele não fica na cama porque ele é quer. Ele não tem força para isso.

Depressão é doença, tem que ser tratada com remédio, por profissionais da saúde, mas também tem que ser tratada por Deus.

 

Transcrição e adaptação: Regiane Calixto


 


Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600


Conheça mais do nosso conteúdo:

:: WebTVCN, muitos vídeos para você
:: Gente de fé, a sua comunidade cristã de relacionamento
:: Podcasts: ouça áudios sobre variados assuntos
:: Cadastre sua paróquia ou capela no Portal Canção Nova

Para o seu celular:

:: Canção Nova Mobile
:: CN Chama, a Palavra de Deus no seu celular
:: Iphone

Mais canais na web:

:: meadiciona.com/cancaonova

 

 

 


Dr. Roque Savioli


Cardiologista e escritor de vários livros pela Editora Canção Nova

Facebook
Twitter

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo