Alexandra Gonçalves

Quando Ele vier, o Espírito da verdade, Ele não falará por si mesmo

Quando Ele vier, o Espírito da verdade, Ele não falará por si mesmo

Santo Antônio é conhecido, venerado e amado. Ele ficou conhecido como a Arca do Testamento, pois, na sua mente e no seu coração, ele tinha o Evangelho do Senhor decorado, guardado na mente, que trazia a vida de Cristo, e ele não precisava ler.

Que coisa interessante… Antônio guardou todo o Evangelho em seu coração, tamanha era sua paixão, seu amor por Cristo e pela Palavra da verdade.

Um pregador da verdade enviado pelo Papa para combater os hereges do seu tempo. As heresias de sua época que queriam colocar a Igreja de Cristo e toda cristandade em perigo. Quantas almas se perderam no meio dessa história?

A cada tempo, a Igreja é açoitada por um herege. Santo Antônio, como um grande guardador da palavra da verdade, os santos padres utilizavam dessa sua eloquência para que ele combatesse as mentiras.

As heresias são um conjunto de mentiras ou falsas verdades, como se fosse a verdadeira verdade. Mas a própria Igreja guardiã da verdadeira palavra vai dizer que nenhuma verdade é verdadeira fora de Cristo.

Santo Antônio, o grande pregador do Evangelho, cuja língua está intacta há quase 800 anos, morreu em 1231. Como sua língua pode sobreviver tanto tempo? Um órgão do tecido humano, se não pela graça de Deus.

Se, porventura, em alguma doença, enfermidade ou uma anomalia, perdemos a língua, não conseguiremos falar.

Espírito da verdade

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade, porque não falará por si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir” (Jo 16,13).

Foi isso que Jesus prometeu durante todo o seu tempo e ao final da sua vida pública.

Ele precisava ir, para que o Espírito da verdade convencesse o nosso coração a respeito de todas as palavras que nos foram anunciadas, ensinadas.

Santo Antônio é o doutor da Igreja, porque pregava a palavra da verdade.

Um homem rico, filho único dos bulhões, uma grande família portuguesa, que deixou tudo, renunciou-se para colocar Cristo acima de todas as coisas.

É isso que o Espírito Santo faz em nossa vida. Ele não só separa o joio do trigo, Ele nos separa da mentira, do egoísmo. Porque não tem como um coração ser egoísta e generoso ao mesmo tempo. Não há como o coração ser apaixonado pelo poder, pela ganância, pelas coisas deste mundo e fazer-se de humilde, as coisas não combinam, porque, em algum momento, a mentira cai por terra.

Conheça mais sobre a história de Santo Antônio:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.