Na angústia clamei pelo Senhor

Padre Anderson Guerra

Padre Anderson Guerra. Foto: Bruno Marques/cancaonova.com

Hoje, nossa pregação está baseada no Salmo 118,5 : “Na angústia clamei pelo Senhor”

É preciso ler o Salmo todo para compreender o que o Senhor tem a nos a dizer. Esta palavra “tribulação” que muitos cristãos passam, mesmo o Salmo sendo de louvor, ele nos mostra Davi também angustiado.

No Salmo, angústia significa quando vivemos um momento em que o coração fica apertado e comprimido. A angústia não está necessariamente dentro do pecado, mas está dentro de alguma decisão que precisamos tomar e, às vezes, não é o caminho que precisamos seguir.

Eu não sei por qual angústia você esteja passando, mas assim que descobrir a raiz desse sentimento, um novo caminho se abrirá.

Dentro desse Salmo, precisamos voltar na história e entender quais foram as angústias de Davi para que ele desse graças a Deus.

Compreenda a angústia de Davi

O que aconteceu a Davi para agradecer a Deus e pedir bençãos sobre o seu reinado?

Saul era um jovem que foi ungido como rei e que era considerado especial, mas ele começou a ter uma sucessão de erros e deixou o orgulho e a soberba tomarem conta dele, pois deixou de cumprir os mandamentos de Deus, então, ele deixa de cumprir as promessas de Deus. Samuel percebendo que Saul deixou o orgulho agir, então, elege um novo rei e escolheu a Davi.

Quando a unção não está mais sobre Saul e passa estar sobre Davi, faz com que Saul comece a perceber que Davi é um grande homem de Deus. Saul e Davi rompem a amizade e inicia um tempo de perseguição sobre Davi. A que ponto chegou a perseguição de Saul sobre Davi? Saul, ungido por Deus e rei, mas buscou uma feiticeira para solucionar seu problema com Davi.

O espírito do mal e a angústia pode entrar na sua vida e tomar conta, por isso, devemos tomar cuidado com aquilo que deixamos entrar no nosso coração. Nós não podemos cair nesse erro e não podemos deixar que a nossa vida entre nessa “bola de neve” em que cometemos erro em cima de erro.

Leia mais:
.: Como lidar com uma angústia sem fim?
.: Oração nos momentos de angústia

Diante do pecado não podemos cair

Será que nós podemos cair no pecado de Saul quando nos afastamos dos mandamentos do Deus e não reconhecermos nossos erros? Por isso, precisamos nos manter em um ambiente de oração e precisamos ficar atentos, porque não estamos livres de passar por problemas.

A nossa fé precisa estar em Deus e não nos homens. Logo, fixe seus olhos em Cristo e creia na força que vem dos céus.

Saul tinha tudo e deixa tudo por inveja para matar a Davi. Saul chega a morrer por tanto ter perseguido a Davi, logo, quem assumiu o seu reinado por aclamação foi Davi. Ele comete um pecado gravíssimo que é o de se apaixonar pela esposa de um soldado e a engravida, então, ele coloca o soldado na linha de frente da guerra para poder morrer, mas ele se arrepende e se reveste da penitência.

Esse é um Salmo de ação de graças, porque Davi passou anos de perseguição e cometeu um pecado gravíssimo, mas ele se arrepende e pede perdão a Deus pelo seu ato.

Precisamos diante de um pecado e de uma dificuldade reconhecê-los e confessá-los. Precisamos lembrar que junto ao Senhor podemos vencer, por isso, louve a Ele pelas graças que já foram realizadas na sua vida.

↑ topo