Um coração saudável

Dr. Roque Saviolli

Temos três tipos de coração: o físico, que manda sangue para o nosso corpo; o psíquico, que fica preocupado com as coisas; e o espiritual, que emana o amor de Deus. Somente com a junção desses três seremos completos.

Abra a Bíblia em Eclesiástico 38, 9-15:

“Meu filho, se estiveres doente não te descuides de ti, mas ora ao Senhor, que te curará. Afasta-te do pecado, reergue as mãos e purifica teu coração de todo o pecado. Oferece um incenso suave e uma lembrança de flor de farinha; faze a oblação de uma vítima gorda. Em seguida dá lugar ao médico, pois ele foi criado por Deus; que ele não te deixe, pois sua arte te é necessária. Virá um tempo em que cairás nas mãos deles. E eles mesmos rogarão ao Senhor que mande por meio deles o alívio e a saúde (ao doente) segundo a finalidade de sua vida. Aquele que peca na presença daquele que o fez, cairá nas mãos do médico.”

Muita gente acha que há uma dissociação entre a ciência e a Palavra de Deus, mas isso é uma mentira. Esse versículo, que mencionei, prova isso! Todos precisam ou vão precisar um dia de um médico.

A morte é uma coisa com a qual não podemos brigar. Como diria padre Léo: “Viver é administrar perdas”; precisamos lidar com elas. Esse profissional foi feito para amenizar nossas dores. Não adianta pedir para Deus não nos dar doenças, porque, se está nos planos d’Ele, não podemos fazer nada. E, na verdade, quem cria nossas doenças somos nós mesmos, pois não cuidamos do nosso corpo e da nossa alma.

Veja agora Gênesis 3, 19:

“No suor do teu rosto comerás o teu pão, até que te tornes à terra; porque dela foste tomado; porquanto és pó e em pó te tornarás.”

A partir deste momento, referido no versículo acima, surgiu a morte. Até então nós éramos feitos para viver eternamente. O homem foi feito para não ter doenças, quem as criou fomos nós quando desobedecemos ao Senhor. Os médicos não estão em confronto com Deus, muito pelo contrário, estão a serviço d’Ele para cuidar da obra-prima do Pai: que é o corpo humano.

As doenças cardiovasculares matam muito mais que o câncer e acidentes de trânsito. Precisamos conhecer esses males para poder evitá-lo. Nós temos que cuidar da nossa saúde, porque nosso corpo é templo de Deus. Nós não podemos mudar os desígnios do Senhor, mas podemos nos prevenir para evitar problemas mais adiante. Cuide do seu colesterol! Pare de fumar! Cuidado com a hipertensão! Não tenha medo de procurar um médico, porque ele é um instrumento de Deus Pai.

O cigarro é o segundo fator responsável por problemas do coração; o primeiro, é o colesterol e o terceiro, a hipertensão. A depressão também foi detectada como causadora de problemas cardiovasculares.

A depressão é o mal do século XXI; é impressionante o número de pessoas com essa enfermidade. Faça atividades físicas, cuide bem do templo do Senhor, que é o seu corpo! A dimensão espiritual precisa ser cuidada, é claro, mas não se esqueça de que o ser humano é tridimensional: corpo, mente e espírito. Os três precisam estar em ordem!

Transcrição e adaptação: Ariane Fonseca

↑ topo