A reparação ao Imaculado Coração de Maria como via de consagração a Deus
Louvado seja nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado, e sua Mãe também!
Meus irmãos, é com o coração cheio de alegria e honra que partilho com vocês sobre uma doutrina tão preciosa da nossa Igreja: a reparação ao Coração Imaculado de Maria. Como membro da Canção Nova há 25 anos, e tendo vivido uma década inteira em Fátima, Portugal, brotou em mim uma paixão profunda por essa devoção, que se tornou o lema da minha vida: em tudo reparar o Imaculado Coração de Maria.

Áurea Maria – Foto: Reprodução TV Canção Nova / Edição: Adailton Batista ( IA)
Nós bebemos da fonte salesiana do nosso querido pai fundador, Padre Jonas Abib, que sempre nos ensinou: “Foi Ela quem tudo fez”. Todas as graças que Deus realiza em nosso meio acontecem pela intercessão poderosa de Nossa Senhora. Por isso, quero convidar você a mergulhar na mensagem de Fátima, compreendendo como a reparação ao Coração de Maria é, na verdade, uma via direta de consagração ao próprio Deus.
O papel de Maria na história da salvação
Antes de entendermos a reparação, precisamos olhar para a Palavra de Deus e para a tradição da nossa Igreja. São Luís Maria Grignion de Montfort nos ensina algo fortíssimo: “A salvação do mundo começou por Maria e é por ela que se deve consumar”. Na primeira vinda de Jesus, Maria esteve mais oculta, mas para a segunda vinda de Cristo – para a qual nós preparamos o caminho – Maria tem de ser conhecida e manifestada pelo Espírito Santo. Nós somos o exército de Nossa Senhora, e acreditamos no seu papel salvífico como a primeira cooperadora na obra redentora de Cristo.
A profecia de Simeão e o início da reparação
O Evangelho de São Lucas (2, 22-35), que narra a Apresentação de Jesus no Templo, marca um momento muito significativo para todos nós, batizados e consagrados. Quando Maria e José levam o Menino para ser apresentado ao Senhor, o termo usado evoca a ideia de “oferta” e “sacrifício”.
Lá, o velho Simeão abençoa a Sagrada Família e profetiza a Maria: “E a ti uma espada traspassará a tua alma para que se revelem os pensamentos íntimos de muitos corações”. O que Jesus sofreu no corpo e na alma durante a Sua Paixão, Nossa Senhora sofreu em sua alma! Ela cooperou de modo singular com esse sofrimento. Desde o seu “Sim” na Anunciação, que foi um profundo ato fundado na fé e na obediência, a vida inteira de Maria Imaculada foi e é uma contínua reparação a Deus.
O que significa “Reparação”?
Anotem essa palavra teológica fortíssima que foi um pouco esquecida, mas que Nossa Senhora quer resgatar nos nossos dias: Reparação.
Nos escritos espirituais, a reparação indica a participação do cristão na obra redentora de Cristo. É a expiação do pecado e a restauração da obra de Deus. Precisamos reparar porque o pecado ofende a Deus e degrada a Sua criação. Sobretudo, reparar é ter uma atitude de compaixão pelos sofrimentos de Cristo, buscando consolá-Lo pelas ofensas que mais entristecem o Seu Sagrado Coração. E lembrem-se: tudo em Maria diz respeito a Nosso Senhor Jesus Cristo! Consagrar-se e reparar o Coração de Maria é consagrar-se e reparar o próprio Deus.
Penitências voluntárias e involuntárias
Quando o Anjo de Portugal apareceu aos Três Pastorinhos em Fátima, ele os introduziu na mística da reparação ensinando: “De tudo que puderdes, oferecei a Deus um sacrifício em ato de reparação pelos pecados com que Ele é ofendido”.
Como nós podemos fazer isso hoje? Através de duas vias:
- Penitências Voluntárias: São os sacrifícios que nós mesmos escolhemos oferecer a Deus.
- Penitências Involuntárias: São aquelas contrariedades, humilhações e sofrimentos diários que o Senhor permite que cruzemos. O Anjo disse: “Sobretudo, aceitai e suportai com submissão o sofrimento que o Senhor vos enviar”. Suportar a dor com a intenção de consolar a Deus é um ato belíssimo de reparação.
A mensagem de Fátima, a paz e os primeiros sábados
O apelo à reparação está intrinsecamente ligado à paz no mundo. Nossa Senhora avisou que, se fizermos o que Ela pede, muitas almas se salvarão e teremos paz.
Para que isso aconteça, a Virgem Maria pediu algo muito concreto: a Devoção dos Cinco Primeiros Sábados. Em 1925, Ela apareceu à Irmã Lúcia com o coração cercado de espinhos, pedindo que fôssemos nós a tirar esses espinhos cravados pelas blasfêmias e ingratidões dos homens.
Os 4 Atos reparadores dos primeiros sábados
Para consolar o Coração da nossa Mãe e alcançar as graças necessárias para a salvação, Ela nos pede que, durante cinco primeiros sábados consecutivos, façamos quatro atos com a intenção de desagravo:
- Confissão.
- Receber a Sagrada Comunhão.
- Rezar um Terço.
- Fazer 15 minutos de companhia a Ela, meditando nos mistérios do Rosário.
Esta não é uma devoção para se fazer apenas uma vez. É uma espiritualidade perene, pois o exército de Nossa Senhora precisa viver dos sacramentos e estar sempre em estado de graça.
Consagração, Reparação e Santificação são a mesma realidade
Meus irmãos, para concluir, quero trazer as palavras do meu saudoso diretor espiritual em Fátima, o Padre Luís Kondor. Ele dizia que o homem não pode prestar ao Coração Imaculado de Maria outra reparação que não seja a “entrega total de si próprio a Deus em sacrifício de adoração”.
Consagração, reparação e santificação são a mesmíssima realidade! Elas acontecem quando oferecemos o nosso próprio “eu” ao Deus Amor.
Isso significa que consagração, reparação e santificação são a mesmíssima realidade! Elas acontecem quando oferecemos o nosso próprio “eu” ao Deus Amor. Quando nos unimos aos sofrimentos de Cristo através das nossas cruzes e penitências, nós também ajudamos a salvar almas com Ele.
Que a graça de Deus seja o conforto de vocês nesta caminhada. Fechem os olhos, dêem o seu “sim” reparador e deixem que a Virgem Maria guie cada um de vós até o coração de Deus. Se quiserem se aprofundar mais, acompanhem meu ministério no Instagram: @aureamaria.devocaoreparadora, onde partilho mais sobre essa espiritualidade.
Amém! Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo e sua mãe, Maria Santíssima!
Transcrição e adaptação Adailton Batista
Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.
Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS





