Deus Faz Nova Todas as Coisas
Livro do profeta Isaías, 43, 18
“Não vos lembreis mais dos acontecimentos de outrora.
Não recordeis mais das coisas antigas.
Porque eis que eu vou fazer uma obra nova,
a qual já surge, não a vedes?
Eu vou abrir uma via pelo deserto
e fazer correr arroios pela estepe.Os animais selvagens me darão glória,
os chacais e os avestruzes,
pois terei feito jorrar água no deserto
e correr arroios na estepe
para saciar a sede do meu povo,
meu povo eleito,
o povo que eu formei para mim,
cantará os meus feitos.”Palavra do Senhor
Graças a Deus!
O contexto da crise
Nesse momento, Israel está passando por uma crise. Qual é o motivo da crise? Israel tem vindo de vários combates. E quando você passa por vários combates, você se torna momentaneamente frágil.
Então, você toma uma pancada, mas levanta. Quando começa a respirar, você toma uma pancada, e levanta. Quando você começa a respirar, você toma outra pancada, e levanta. Nesse momento, você fica frágil.
Israel está vindo de muita batalha, de muita pancada, então está vulnerável. E, estando vulnerável, o segundo maior exército da Bíblia, que é o exército dos babilônios, governado pelo rei Nabucodonosor, decide atacar Israel, que está vulnerável.
Qual é o maior exército bíblico? É o exército da Síria, sob o comando do governador Senequeribe. E o segundo maior exército bíblico é o dos babilônios, sob o governo de Nabucodonosor. Então, o segundo maior exército da Bíblia, o segundo exército mais temível, resolve atacar Israel, que está frágil e vulnerável.
O cenário da derrota
Você já sabe o que vai acontecer: uma carnificina. Quando a cidade de Davi é atacada, no primeiro momento, morrem 34 mil soldados. Num segundo momento, mais 13 mil soldados. Num terceiro momento, mais 6 mil soldados.
Há uma baixa no exército de Israel de mais de 50 mil homens. E não é simples assim lidar com isso, porque esses homens têm esposas. Automaticamente, enquanto Israel perde a guerra, as mulheres vão ficando viúvas.
E não é simples assim, porque essas mulheres também têm filhos. Portanto, enquanto Israel perde a guerra, as mulheres vão ficando viúvas e os filhos agora são órfãos de pai. A cidade é invadida, o templo é saqueado. Contabilizei na Bíblia mais de 200 sacerdotes decapitados.
Um povo em colapso
Neste momento, o clima é de ressaca moral, espiritual, afetiva, psicológica. Literalmente, é um cenário de guerra.
Agora, Nabucodonosor vai entrar com seus soldados nas casas, vai humilhar as pessoas dentro das casas. O clima está muito ruim, muito ruim.
A cidade é tomada. Israel perdeu pela primeira vez. Na história bíblica, depois de 47 batalhas vencidas, agora Israel perde — e perde de novo, e perde de novo, e perde de novo.
Nabucodonosor toma a cidade sagrada, quase 2 milhões de pessoas, e resolve levar esse povo para dois quilômetros longe de casa, lá no sul da Babilônia, um lugar que a Bíblia vai chamar de exílio.
Confira a pregação completa no vídeo abaixo:




