Aline Eisenlohr

Tarefa de mãe é conhecer a si mesma para crescer na fé

Autoconhecimento: descobrindo quem você é com Deus

Hoje, vamos falar sobre uma palavra que você, provavelmente, já ouviu muitas vezes: autoconhecimento. É um tema recorrente, presente em muitos espaços, mas, hoje, quero lhe fazer uma pergunta simples e profunda: você, realmente, sabe quem você é?

Num mundo barulhento, cheio de notificações, informações e opiniões – Instagram, Facebook, YouTube, televisão, rádio –, acabamos nos perdendo de nós mesmas. É tanta influência externa que, muitas vezes, esquecemos de ouvir a única voz que realmente importa: a de Deus.

A psicologia nos convida a olhar para dentro, a colocar a mão no nosso umbigo (literal ou simbolicamente) e buscar o entendimento do nosso “eu”. É a busca pela felicidade, pela realização pessoal, por fazer o que é importante para nós. Mas será que isso basta?

Se você é mãe, mulher de fé, sabe que a resposta é: não basta. Não é suficiente olhar apenas para si mesma. Somos chamadas a ir além, a fazer um novo caminho de autoconhecimento – um autoconhecimento com Deus.

Porque não adianta nada conhecermos nossas emoções, nossas feridas, nossas forças, se não permitirmos que Deus entre nesse processo. O conhecimento sem transformação vira teoria. E a teoria, sem Deus, perde a força de sustentar a prática.

Eu falo isso com propriedade. Já passei por terapias, e sou a primeira a reconhecer o valor da psicologia. Mas foi só quando me aproximei da cruz, quando permiti que Jesus me mostrasse quem eu sou n’Ele, que minha vida realmente começou a mudar. Foi ali que encontrei meu verdadeiro eu.

Hoje, falamos tanto sobre QI – inteligência intelectual, emocional, social… –, mas quero lhe propor um novo tipo de inteligência: um QI guiado por propósito. Que você escolha aprender aquilo que realmente importa para a sua vida, para a sua família, para a sua salvação.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.