Marcela Martins

A Virgem Maria combate em nosso favor

A Virgem Maria, nossa aliada no combate espiritual

Nós vivemos em um grande combate. Mas, antes de entender como a Virgem Maria atua em nosso favor, precisamos nos perguntar: onde estamos e para onde caminhamos? A sociedade nos ensina que, se não sabemos para onde ir, qualquer caminho serve. No entanto, como católicos e cristãos, precisamos entender que somos peregrinos neste mundo.

 Peregrinos em combate

O Papa Francisco nos dizia que somos peregrinos na Terra. Não somos deste mundo, apenas estamos aqui. Nossa missão é vivermos a proposta de Deus, a cada dia, para alcançarmos a eternidade, que já nos foi dada na cruz, mas que ainda não alcançamos plenamente. Este é o “já e ainda não” da nossa fé.

O combate que vivemos é contra as tentações do mundo. Somos confundidos por nossos desejos e paixões, levados a acreditar que a felicidade está nas coisas passageiras desta terra. Este é o combate: escolher o que é eterno e não o que passa. E, neste combate, que só é vencido pela oração, a Virgem Maria tem um papel fundamental.

 O combate revelado em Apocalipse 12

A própria Palavra de Deus confirma que estamos em um combate. Em Apocalipse 12,17, São João nos revela: “Cheio de raiva por causa da mulher… o dragão começou a combater o resto dos filhos dela, os que observam os mandamentos de Deus e guardam o testemunho de Jesus”.

A “mulher” dessa passagem é a Virgem Maria. E quem é o “resto dos filhos dela”? Somos nós, os que buscam viver os mandamentos e imitar a Cristo. Isso nos mostra que só vive o combate aquele que busca a santidade. Aqueles que não creem em Deus ou não vivem a fé não são perseguidos da mesma forma, pois já são, infelizmente, almas já conquistadas pelo inimigo.

Maria, a mulher que combate em nosso favor

Não há como falar de combate sem entender a luta entre Deus e Satanás. Padre Jonas Abib, no seu livro “Maria, a Mulher do Gênesis ao Apocalipse”, explica que a Virgem Maria faz parte da nossa vida e salvação desde o início da criação. Deus, em seu projeto, deu a Lúcifer a posição de príncipe deste mundo para que ele o preparasse e cuidasse, para que o Filho de Deus pudesse reinar sobre ele.

Maria é essa mulher que, desde o princípio, combate em nosso favor. Sua presença é uma garantia de que não estamos sozinhos nessa luta. Ela, que observou os mandamentos de Deus e guardou o testemunho de Jesus perfeitamente, é o modelo e a aliada de todos os que desejam fazer o mesmo.

Confira a pregação completa no vídeo abaixo:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.