Jesus quer se revelar a você

A uns Jesus fala em parábolas, para você Ele quer Se revelar

 

Materia---P---269x329

Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

 “Não se perturbe o vosso coração! Credes em Deus, crede também em mim.
Na casa de meu Pai há muitas moradas. Não fosse assim, eu vos teria dito. Vou preparar um lugar para vós. E depois que eu tiver ido e preparado um lugar para vós, voltarei e vos levarei comigo, a fim de que, onde eu estiver, estejais vós também.
E para onde eu vou, conheceis o caminho.
Tomé disse: Senhor, não sabemos para onde vais. Como podemos conhecer o caminho?
Jesus respondeu: Eu sou o caminho, a verdade e a vida. Ninguém vai ao Pai senão por mim”
(Jo 14, 1-6).

Como Jesus tem Se manifestado a você?

Quando vamos crescendo no conhecimento da Palavra, vemos que, para uns, Jesus se revela; para outros, Ele fala em parábolas ou ainda se cala. Para os ouvintes, muitas vezes, Ele fala em parábolas; para os fariseus, algumas vezes Ele se cala, mas para os discípulos Jesus se revela.

Para chegarmos ao céu que buscamos, que cantamos, onde não choraremos mais, não veremos aqueles que amamos sofrer, precisamos seguir um caminho que traz orientações para chegarmos à nossa meta.

Quem é o caminho? Jesus. É por esse caminho que precisamos trilhar, o da via crucis.

Em seu caminho, você pode dizer que Jesus não lhe diz nada. Será que Ele fica só nos mistérios, fala em parábolas ou será que Ele já se revelou a você?

Teologia feita de joelhos

Qual foi o caminho que Jesus seguiu? Foi a via crucis. Para nós, o caminho sempre será via dolorosa, mas o final é ressurreição.

Quando fazemos um caminho, uma trilha, na estrada mesmo, neste mundo, aprendemos os detalhes do caminho. Se tem subida, se tem pedras. Numa segunda viagem, já ficamos mais espertos com as dificuldades do caminho. Da mesma forma é caminhar com Cristo, porque vamos adquirindo experiências ao seguí-Lo.

“Os grandes teólogos fazem teologia de joelhos”, disse Papa Francisco.

Veja também:
Nada perturbe o vosso coração

Por mais que você estude os doutores e santos da igreja, os documentos, se você não fizer com uma experiência de oração, você conhecerá muito pouco de Jesus.

Demonstrar o seguimento com a vida

O que conhecemos do Cristo tem que se revelar na nossa vida. São Francisco dizia que “pregar é sempre necessário. Se preciso, use palavras”.  Se não for com o testemunho de vida, não se prega a Palavra.

Se você quer falar com Deus, reze. Se você quer ouvir a Deus, leia a Palavra.  

A primeira forma de conhecer Deus é na oração. Outra maneira é por meio da Santa Missa. Se você não se encontra com Jesus na Eucaristia, precisa se reconciliar no sacramento da confissão.

Os seguidores de Cristo, mesmo que passando pela via crucis, sempre tem um sorriso, uma Palavra, um abraço, um bom acolhimento aos outros. Quando as pessoas próximas a você têm algum problema, para quem eles vêm pedir socorro? Com certeza, para você, porque você dá um testemunho cristão.

Materia-G--595x420

Peregrinos acompanham a pregação na Quinta Feira de Adoração na Canção Nova – Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

Sobre São Bento

São Bento era um homem muito íntimo de Deus. Em certo ponto da sua vida, uns monges chamaram-no para os liderar. Bento viu que eles levavam a vida de qualquer jeito; então, começou a impor regras para eles, mas eles não aceitaram; depois de um tempo, tramaram matá-lo. Envenenaram uma bebida e deram a ele.

Bento, que rezava sempre antes de comer e beber, rezou e Deus lhe revelou que não bebesse, porque a bebida estava envenenada. Bento, então, olhou para os monges, triste, e os monges ficaram apreensivos. O que será que ele vai fazer agora? Bento os abraçou.

Seguir a Jesus por amor a Ele

Precisamos ser seguidores do caminho de Jesus Cristo, porque a experiência de amor com que Ele se revelou a nós não nos deu outra opção. Eu poderia viver outras coisas, lá no Rio de Janeiro, lugar de onde eu vim, mas o amor de Deus me move a doar a minha vida pelo Reino.

Quando morei na Terra Santa, lá também eu renovei a experiência de Deus na minha vida. Quando submetemos nosso cansaço, nossa depressão, a dificuldade de engravidar e a situação financeira, Deus está aí!  Ele é por nós.

A forma de experimentarmos Jesus revelado é na oração, permitindo que Ele nos encontre também. Porque vamos vivendo do nosso jeito, culpando os outros pelos nossos problemas? Com Deus vamos aprendendo a resolver as coisas. Com Deus tem jeito!

O Senhor tem o poder de dar a vida, mas também permite a morte. Quantas pessoas, no entanto, trazem marcas da mágoa com Deus?

Nós falamos tanto que queremos ir para o Céu, mas quando alguém querido vai para Deus, a gente fala: “Deus traiu minha confiança”, ficamos magoados com Ele.

Intimidade com Deus 

Então, eu lhe pergunto: Onde está nossa intimidade com Deus?

800x300-ImagemDestacada (1)

Thiago Tomé – Foto: Wesley Almeida/Canção Nova

Trilhar com Cristo é ter confiança e esperança mesmo na dor, sabendo que Ele é o caminho, a verdade e a vida.  

Se você trilha um caminho em Deus e espera alguém para viver um casamento, saiba que essa pessoa virá, no tempo do Senhor.

Se você conhece Deus, Ele se revela a você. Ou você ainda está só com os mistérios d’Ele?

Do jeito que você está agora, permita que Ele o encontre e revele-se a você.

 

Transcrição e adaptação: Sandro Arquejada

↑ topo