A Plenitude do Santíssimo Sacramento: Corpo, Sangue, Alma e Divindade
O tema do nosso dia de hoje “Isto é o meu Sangue derramado para remissão dos pecados” nos convida a aprofundar nossa compreensão sobre o Santíssimo Sacramento, e de forma especial, sobre o Sangue de Nosso Senhor Jesus Cristo.
É interessante notar como, para muitos, a comunhão nas duas espécies ainda é uma novidade, como nos contou Vinícius.
Essa realidade, de não haver a comunhão nas duas espécies em todas as celebrações, muitas vezes leva as pessoas a associar o Santíssimo Sacramento apenas à hóstia consagrada, ao Ostensório, à “hóstia magna”.
Mas precisamos recordar uma verdade maravilhosa e fundamental da nossa fé: o Santíssimo Sacramento é Nosso Senhor Jesus Cristo inteiro – Corpo, Sangue, Alma e Divindade!
Isso é simplesmente maravilhoso! Quando você recebe Jesus na Eucaristia, você O recebe por inteiro. Não é uma fração d’Ele. Mesmo que, por alguma necessidade, o ministro da Eucaristia precise partir a hóstia consagrada, você receberá Nosso Senhor por inteiro em cada menor partícula: Corpo, Sangue, Alma e Divindade.
É por essa razão que existe tanto zelo por parte dos sacerdotes no altar. Você já deve ter notado o cuidado que o padre tem com o Sangue de Nosso Senhor, com as pequenas migalhas do Corpo de Cristo. Esse zelo existe porque, em cada gota e em cada partícula, Jesus está ali, presente por inteiro.
É um desafio pregar depois de um irmão que já abordou pontos que você planejava tocar, mas a verdade é que a mensagem do Santíssimo Sacramento é tão rica que sempre há novas camadas a serem exploradas. A presença real de Jesus, em Sua plenitude, na Eucaristia é o centro da nossa fé e a fonte da nossa força espiritual.
Que essa compreensão profunda da Eucaristia nos leve a um amor e respeito ainda maiores por esse dom inestimável que o Senhor nos deixou.
Como a verdade de receber Jesus por inteiro no Santíssimo Sacramento impacta sua fé e sua forma de participar da Eucaristia?
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: