A dor como caminho de ressurreição
Pregador: Padre Renato Redeson
Os profissionais que trabalham com terapia têm uma estratégia e um esquema para tratar quem tem pensamentos de suicídio, chamado plano de segurança.
O que é o plano de segurança? O terapeuta escuta a pessoa, compreendendo o que está acontecendo na mente dela, quais são os motivos que levam a essa ideia tão terrível. Depois de entender todo o cenário, ele elabora o plano.
O plano de segurança é uma folha de papel com um passo a passo do que fazer na hora em que surgir a ideia de tirar a própria vida. Ele é muito prático: se a mente pensar em algo assim, a pessoa deve pegar o papel e seguir as instruções, que podem incluir ligar para alguém de confiança, mudar de lugar ou repetir uma palavra específica. É um manual para momentos em que a mente não consegue se articular sozinha.
Estratégia e prevenção
Cada plano de segurança varia de pessoa para pessoa. Por exemplo: se você está sozinho no quarto, deve sair, ligar para alguém, ficar perto de determinada pessoa e falar três vezes uma verdade que substitua o pensamento ruim. A pessoa firma um combinado consigo mesma: sempre que vier à mente a ideia de suicídio, deve recorrer a essa estratégia.
Meu irmão, isso pode acontecer com qualquer um de nós. Se, em algum momento, passar pela sua mente o pensamento de tirar a própria vida, primeiramente, acalme-se. Calma! É só um pensamento. Como disse Santa Teresa de Ávila: “A mente é a louca da casa”. É apenas um pensamento. Procure ajuda e tenha um plano de segurança.
Em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, eu declaro: “Sua vida é resultado da prerrogativa do querer de Deus, que disse sim à sua vida. Ela, nesta terra, só se encerrará quando Deus pronunciar o fim da sua vida. Nem você, nem ninguém, vai interromper o curso da tua vida”.
Plano de segurança para a dor e o sofrimento
Dito isso, quero dar um plano de segurança hoje para você. Pegue papel e caneta. Vamos fazer um plano de segurança para a hora do sofrimento.
Não é necessariamente para quem pensa em tirar a própria vida, mas para todos nós nos momentos de dor, pancadas da vida, notícias inesperadas, demissões, traições ou qualquer situação que nos abale profundamente.
Primeira coisa: qual é a oração que você vai fazer na hora que o sofrimento chegar? A oração da súplica. Vamos clamar por Deus, pedir ajuda e força para atravessar esses momentos.
Este plano de segurança é uma estratégia, uma receita, um caminho a seguir para que você não se perca, não saia da graça e permaneça firme mesmo diante da dor.
Assista à pregação completa:
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS