O encontro com Padre Jonas
Quando conheci o Padre Jonas, que fiz o meu primeiro retiro com ele em 1978, olhei para aquele homem cheio do Espírito Santo e desejei seguir os seus passos. Sou também filho deste grande servo de Deus.
Nesse tema que o Danilo pediu que nós pregássemos — “Abrasados no poder do Espírito Santo” —, nós veremos os cinco passos para vivermos uma vida cheia do Espírito Santo.
Cinco passos para viver no Espírito
Cinco passos para vivermos uma vida abrasada no fogo, no poder, conduzidos pelo Espírito Santo.
- Ir para o Cenáculo com Maria.
- Parresia, ou seja, coragem apostólica.
- Desejar ser canal dos milagres de Deus.
- Resiliência — a melhor tradução para resiliência era uma frase do Padre Jonas: “Aguenta firme, meu irmão!”
Fala pro irmão do lado: aguenta firme! E a gente resume com essa palavra: resiliência. - Humildade.
Nós vamos percorrer esses cinco passos para, depois, junto com a Ironi, pedirmos o batismo no Espírito Santo.
A promessa de Jesus
Abra sua Bíblia, querido irmão e irmã, no livro dos Atos dos Apóstolos, no capítulo primeiro. Depois de 40 dias, Jesus aparece ressuscitado, é o último dia, o dia da Ascensão de Jesus ao Céu.
São as últimas instruções de Jesus, por isso são carregadas de importância vital, e essas palavras são para nós. Jesus sabe que os apóstolos, sem o Espírito Santo, não seriam nada, não conseguiriam levar adiante a mensagem do Evangelho.
Lá no versículo 4, São Lucas, que escreve esse livro contando a história dos primeiros cristãos, dá uma importância vital a uma ordem de Jesus:
“E comendo com eles, ordenou-lhes que não se afastassem de Jerusalém, mas que esperassem aí o cumprimento da palavra de seu Pai que ouviste de minha boca, porque João batizou na água, mas vós sereis batizados no Espírito Santo daqui a poucos dias.”
Nascer de novo no Espírito
Para Nicodemos, no capítulo 3 do Evangelho de São João, quando ele vai à noite — era um doutor da Lei, um príncipe dos judeus — Jesus fala:
“Necessário vos é nascer de novo.”
Nicodemos fica intrigado:
“Como é que eu posso entrar no ventre de minha mãe e nascer de novo?”
Jesus responde:
“És mestre em Israel e não sabes dessas coisas?
É necessário nascer da água e do Espírito.”
Você foi batizado. Só existe um batismo sacramental. Porém, é necessário deixar que o Espírito Santo o abrace, envolva-o como num mergulho, deixando que Ele tome conta de todas as suas células, de toda a sua vontade, de todo o seu coração. Isso é nascer de novo.
Por isso Jesus fala aos apóstolos: “Não saiam de Jerusalém, para que sejam revestidos da força do alto.”
Confira a pregação completa no vídeo abaixo: