Pe. Fábio Galdino

Colocando a palavra de Deus no centro

Deus no centro da nossa existência

Neste tempo favorável da Quaresma, somos convidados a mergulhar em um profundo processo de cura e libertação. A liturgia nos recorda que o verdadeiro combate espiritual não começa com o pecado. Mas com o “empurrão” do Espírito Santo que nos conduz ao deserto para reencontrarmos os passos do Senhor.

Padre com vestimenta litúrgica na cor roxa, com microfone na mão em uma igreja.

Um chamado à totalidade

O Evangelho segundo Marcos nos apresenta uma pergunta existencial: “Qual é o primeiro de todos os mandamentos?”. A resposta de Jesus é clara e exige tudo de nós: amar a Deus de todo o coração, alma, entendimento e força. Deus não aceita ser apenas um fragmento ou uma prática religiosa isolada em nossa rotina. Ele deseja ser o centro da nossa existência!

Muitas vezes, a falta de progresso espiritual se deve ao fato de oferecermos apenas “pedaços” de nós mesmos. Mantendo o coração dividido entre os apegos do mundo e a vontade divina. O amor verdadeiro não divide, ele consome por inteiro. Quando Deus possui o coração totalmente, nada mais falta à alma.

A palavra de Deus no centro

Conforme a mensagem do Papa para esta Quaresma, é urgente “recolocar a Palavra de Deus no centro da vida”. Isso implica reconhecer que, por algum motivo, a Palavra foi deslocada para a periferia de nossas decisões.

“Não adianta buscar exorcismos ou libertações extraordinárias se não houver a disposição de centralizar a vida na Escritura.”

A “casa limpa” — o coração liberto — exige a vigilância da leitura orante e do silêncio diante de Deus, para que o inimigo não encontre brechas para voltar.

A Samaritana e a sede de Jesus por nós

O encontro de Jesus com a Samaritana no “centro do dia” revela um Deus que tem sede de nós como ensinava Madre Teresa de Calcutá. Essa sede não é de água, mas da nossa presença e da nossa história. Mesmo com todas as nossas misérias.  Ao ser tocada por essa verdade, a mulher abandona seu balde e sua vergonha, voltando para os seus de “cara limpa”. Assim como os discípulos no monte, ela sai desse encontro de três formas fundamentais: tocada, erguida e sem medo.

O Amor ao próximo como prova real da fé

O segundo mandamento amar o próximo como a si mesmo. É a prova concreta do nosso amor a Deus. O perdão, mesmo àqueles que humanamente não merecem, é uma ferramenta de libertação para quem o concede.

Ao perdoar, você não perde nada, pelo contrário, você garante que será julgado com a mesma medida de misericórdia. O amor cristão não é um sentimento romântico, mas a decisão firme de tratar o outro com a dignidade que Deus lhe deu.

Tu não estás longe do Reino de Deus

Jesus afirma ao escriba que o amar e ao próximo vale mais do que todos os holocaustos e ritos externos. Deus não busca rituais vazios, mas corações que batam no ritmo do Seu.

Se você está aproveitando este tempo para transformar seu orgulho em pó e para amar em vez de murmurar, console-se com as palavras do Mestre: “Tu não estás longe do reino de Deus”. Que esta Quaresma seja o marco da sua decisão de ser todo de Deus, vivendo não apenas perto do Reino, mas dentro dEle.

Transcrito e adaptado por Jaqueline Scarpin

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.