Eugênio Jorge

Não se perturbe o vosso coração (João 14,1)

Não se perturbe o vosso coração: a Palavra viva que acalma a alma

Louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo! Para sempre seja louvado!

Bendito seja o Senhor que nos reúne nesta tarde para partilharmos a Sua Palavra, que é viva!

A Palavra de Deus: chuva de verão e razão da nossa alegria

A Palavra do Senhor é como chuva de verão que irriga a terra. Passamos tantos dias de seca, com campos amarelados e cinzentos, mas basta uma chuvinha e os campos já ficam verdejantes! Os animaizinhos ficam todos felizes, os pássaros cantando felizes! A Palavra do Senhor, quando cai, não volta sem ter cumprido a sua missão: fazer germinar a semente, e fazer voltar à vida aquilo que parecia morto.

A história do “Hosana Brasil”: um dom em vista da missão

Eu estava na Canção Nova desde 1985, e na época eu não era cantor nem pregador; eu mexia com a gravação das fitas cassetes que o padre Jonas pregava. Eu tinha que editar essas fitas e dar nome para as palestras, coleções como Homens Novos para um mundo novo e Famílias renovadas. Eu fazia isso com muito zelo e cuidado, parecia que eu tinha sido feito para isso.

E foi assim por 10 anos, viajando com o padre Jonas, porque o que importava para ele era evangelizar, oportuna ou inoportunamente.

O nome que veio do Céu

Há duas décadas, a Marelena, que organizava os eventos, ligou para mim, pedindo ajuda para encontrar um nome para um evento de ação de graças, queriam um grande evento, o maior da Canção Nova, para reunir todo o povo que acompanha o ano inteiro, para darmos graças a Deus pelas bênçãos e maravilhas realizadas em suas vidas.

Eu disse: “Marelena, me dá 15 minutos”. Desliguei o telefone e pedi ajuda a Deus. De repente, veiram-me três nomes, mas o que me saltou ao coração foi Hosana Brasil. Liguei para ela e disse: “O Espírito Santo realiza sua obra de repente! Na hora que Ele quiser, Ele faz, e Ele já falou! É Hosana Brasil!”.

O nome foi acolhido unanimemente. Hoje, somos uma multidão de irmãos que vem de todos os cantos do Brasil para dizer: “Hosana Brasil! Amém!”. Quando dizemos Hosana Brasil, dizemos: Brasil, louve! Glorifique ao Senhor! Erga a sua voz em louvor, Brasil!

O poder transformador do louvor contínuo

Basta de murmuração, basta de reclamação! Levante os olhos para o céu e diga: “Obrigado, meu Deus! Obrigado por tanto bem que nos tens feito!”. Tire os olhos das coisas negativas e olhe para o Senhor! Olhe para o Deus dos deuses, o Senhor dos senhores! Porque no meio dos louvores Deus habita, e Ele tem prazer em cumprir as Suas promessas.

Estamos em festa, e essa festa vai se estender por muitos dias! Porque o Senhor é a razão da nossa alegria.

“O louvor cria um canal, um duto de ar de bênçãos do céu!”

O louvor nos faz livres

A nossa alma tem sede de louvar a Deus. Tem uma canção que diz: Para te louvar, Senhor, foi que eu nasci! Para te adorar, foi que eu nasci! Já que nascemos para louvar, nossa alma grita o tempo todo! Cada passo que damos deveria ser um ato de louvor ao Senhor.

Quer acalmar sua alma? Louve o Senhor! Louve o Senhor! O louvor abre a porta da gaiola e nos faz homens e mulheres livres! Livres para voar nas asas do Espírito Santo. O louvor cria um canal, um duto de ar de bênçãos do céu! E através desse canal, Deus vem e age!

Conhecer a Cristo é viver em adoração

O louvor, mesmo nas tempestades, é próprio de quem conhece Jesus, é próprio de quem se converteu a Cristo Jesus. Quem não O conhece, não é capaz de despertar para essa maravilhosa graça.

À medida que mergulhamos no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo, só queremos louvar! Ficamos tão apaixonados, que queremos ficar na presença d’Ele todo o tempo, glorificando e exaltando. Ele é maravilhoso, Ele é encantador! Ele é digno de louvor e adoração em todo tempo, em todo lugar!

A promessa central: “Não se perturbe o vosso coração” (João 14:1)

A palavra que vamos partilhar, hoje, está no Evangelho de São João, capítulo 14, versículo 1, que diz assim: “Não se perturbe o vosso coração”.

Que palavras confortantes essas de Jesus! Palavras nas quais nós podemos descansar, como que abrigados debaixo de uma sombra fresca diante de um sol escaldante. Podemos acalmar os nossos corações e atender ao que Jesus diz: “Não se perturbe o vosso coração. Credes em Deus, crede também em Mim”.

De “Deus Conosco” a “Deus em nós”

Jesus estava falando isso aos Seus discípulos, aqueles que andavam pessoalmente com Ele. Nós não tivemos o privilégio de estar com Ele fisicamente, mas estamos aqui pela fé.

Se antes Jesus era Emanuel, Deus conosco (presente com seu corpo humano), agora, Jesus é Emanuel, Deus em nós! Pelo Espírito Santo, Deus habita em nós. A prova de que sois filhos é que Deus enviou aos vossos corações o Espírito de seu Filho que clama em vós: Abá, Pai! 

Se Cristo vive em nós, essa Palavra tem um novo sentido para você: “Não se perturbe o vosso coração!”

A esperança que não vacila

Pode o sol se apagar, podem as estrelas despencar dos céus! Pode o mar mudar de lugar! Aconteça o que acontecer! Se Cristo habita em vossos corações, não se perturbe o vosso coração!

Para os que não creem, não há esperança, pois é a fé que produz a esperança. A nossa fé diz que este mundo é só uma passagem, uma oficina de Deus, onde Ele usa o barro que somos nós para sermos trabalhados e, assim Ele construir lindos vasos. O nosso destino final não é aqui.

O Cristo que vive em mim é a própria esperança de dias melhores, de uma eternidade que vai muito além desta vida.

Tempestades virão, mas nós que cremos teremos os nossos pés fixos, firmes na rocha. A gente enverga, mas não quebra. Se és meu amigo, se me amas, se crês em mim, descansa. Fique tranquilo. Confie em mim.

Viver o louvor na dor

Quantas vezes, na minha vida, eu louvei sem sentir nada, contrariado! Canções que eu compus nasceram de uma dor profunda! Foi o caso de “Só por ti, Jesus”, que brotou como um grito de súplica e socorro.

A minha alma gritou e disse: “Não, Eugênio, pelo contrário, cante o seu amor que você ainda não sente e Deus te concederá esse amor”.

A vela que queima no altar deixa de existir para iluminar. O rio que se entrega ao mar abre mão de ser quem é para ser um com o Senhor; já não existe mais o rio, só existe o mar, e o mar é Deus.

Eu entendi a palavra que diz: “Não se perturbe o vosso coração, Eugênio. Crede em Deus, crede também em mim.” E, nesta palavra, eu encontrei força para cantar e viver o que eu canto. As lutas vêm, as dores vêm e vão. Se tu tens a Cristo em seu coração, nada te falta.

Louve o Senhor, e Ele será a força de que tanto necessita!

O louvor é como um duto de ar de bênçãos do céu. Se a vida fosse uma casa, o louvor seria a abertura que permite que o ar fresco e puro de Deus entre e expulse o mofo e a perturbação.

Receba as informações sobre os Eventos por WhatsApp e Telegram.

Inscreva-se hoje mesmo em nossos canais gratuitos:

HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.