Formados na escola da vida

Márcio Todeschini
Foto: Wesley/CN

Pegue a sua Bíblia em Jeremias 18, 1 ao 6: “Palavra do SENHOR a Jeremias: “Vem, desce até a casa do oleiro, que ali te farei ouvir a minha palavra”. Desci até a casa do oleiro e lá estava ele executando um trabalho na roda. O objeto que fazia de barro se estragou na mão do oleiro. Ele fez um outro objeto conforme lhe pareceu mais conveniente. Foi então que veio a mim a palavra do SENHOR: “Será que não posso agir convosco, casa de Israel, da forma como fez esse oleiro? — oráculo do SENHOR. Pois como o barro na mão do oleiro, assim estais vós em minha mão, casa de Israel.”

Confesso para vocês que aconteceu comigo o que muitas vezes acontece com vocês aqui na Canção Nova, no inicio eu vinha para cá, sentava naqueles bancos de madeira como era antigamente, me preparava para a confissão ali naquele quiosque onde acontecia a preparação e hoje nos vemos este lugar transformado e podemos contemplar a obra de Deus sendo feita aqui e em nossas vidas por todas as vezes que passamos por aqui.

Eu sei que talvez não fosse o melhor para estar aqui hoje, mas trago a certeza de que fui escolhido para estar aqui e gostaria que você também trouxesse esta certeza dentro de você. Vim para Canção Nova após ter um casamento nulo, onde a nulidade foi aprovada pela Igreja, e aqui na comunidade Deus me apresentou a Eliete por quem me apaixonei e com quem sou casado hoje. Fui sendo transformado e é sobre isso que quero falar com vocês hoje.

Na Canção Nova quando chegamos, é muito interessante, pois muitas pessoas que aqui entram, eram pessoas de frente que atuavam em ministérios em suas paróquias e chega aqui parece que tudo isso vai ficando de lado, mas isso tudo faz parte de um processo de purificação pela qual passamos para que Deus nos dê a forma que Ele quer. Passamos por várias formações que nos quebram, nos dão novas formas e o mais bonito é que Deus não espera estarmos prontos para nos lançar.

Eu tenho um filho e este filho é fruto desta formação de Deus em minha vida, por cada momento vivido, por cada quebra de Deus que foi acontecendo em mim. Me lembro de uma vez no meu noviciado onde eu disse a Deus: “Senhor, se for preciso quero que tu me quebre por inteiro!”. E jogando futebol tomei uma pancada na canela, onde precisei de algum tempo para me recuperar e aí Deus começou a me quebrar por que eu tinha que ser cuidado pelas pessoas e eu não sabia ser cuidado, fui aprendendo com aquela situação e Deus foi mexendo na minha história através de tudo que me acontecia.

"Deus não espera estarmos prontos para nos lançar", diz Márcio Todeschini
Foto: Wesley/CN

Que as coisas que você esta vivendo hoje, Deus se utilize como matéria prima para entrar em sua história, você não pode desprezar, camuflar isso, pois Deus como o oleiro pegará tudo isso e vai modelar, vai dar uma nova forma a você.

Nosso pai fundador, monsenhor Jonas disse certa vez que aqui na Canção Nova é a casa do músico e hoje o Senhor te chama a voltar a Casa D'Ele, Deus quer te ajudar a deixar teus pecados, te dar nova forma, Deus quer tua conversão e Ele também te chama a levar outros através de sua arte a viverem esta transformação que Ele quer fazer. O fato é que Deus quer trazer de volta aqueles que se perderam no caminho e através da sua vida, do seu testemunho, da sua conversão, das suas limitações humanas, Ele quer fazer com que isso aconteça, você precisa tomar consciência disso, você é um escolhido!

Não foi uma iniciativa humana, foi Deus quem nos escolheu e nós precisamos ser aquilo que Deus quis que fossemos. Mas é preciso saber que passaremos por provações, devemos supera-las e seremos aprovados por Deus!

Nós somos frutos de uma evangelização que aconteceu a mais de quinhentos anos atrás e esta Palavra é viva e eficaz e nós somos os continuadores desta missão de evangelizar, com os desafios próprios desta época. Para a evangelização acontecer no Brasil muitos deram a vida, muitos precisaram superar os desafios que se apresentaram e hoje nós com nosso ministério, com a nossa arte, precisamos servir a um povo que nos espera, Deus não espera que estejamos prontos, o monsenhor nos diz que é evangelizando que somos evangelizados e precisamos seguir em frente.

Nós precisamos levar a cultura da vida onde estivermos, pois nós estamos na contra mão do mundo em que vivemos hoje. Portanto apega-te a Deus e seja aquilo que você deve ser, servo de Deus! Faz parte das nossas vidas a humilhação, o desprezo, isso precisa ser combustível para sermos transformados. Vale a pena, entre na forma de Deus!

Você precisa estar por inteiro no que faz, se você não fizer isso não suportará as provações, o fogo te queimará e te destruirá. Jesus se colocou por inteiro na vontade do Pai e por isso suportou todas as humilhações, humanamente não era vontade D'Ele, mas Ele se dobrou e para sermos formados precisaremos nos dobrar, precisaremos ter paciência, por amor Ele se entregou e nós também precisamos nos entregar.

E a medida que caminhamos a formação vai acontecendo em nossa vida. Nesta formação nosso coração vai se tornando reto e vamos dando testemunho, pois o mundo vive hoje o que se vive, porque falta ainda testemunhos nossos para que nele aconteça esta transformação. O nosso serviço a Deus, a nossa arte, precisa ir além das dificuldades e para estar de pé na batalha é preciso cuidar de si, cuidar uns dos outros, pois ninguém é bom sozinho. Se nós fazemos o que fazemos é porque existe muita gente que semeou, regou, muita gente trabalhou para valer, gente que você nem conhece, que está dando a vida pela evangelização.

O seu ministério precisa ser matéria prima nas mãos de Deus, não tente demonstrar que você esta pronto, que você pode fazer, não é assim que Deus faz! Abandone-se em Deus, não tenha medo de cair nas mãos do Senhor, deixe que se preciso Ele te quebre para te formar segundo a vontade D'Ele.

Transcrição e adaptação: Flávio Pinheiro

Veja também:
:: Divulgue sua paróquia na Canção Nova
:: Conheça o conteúdo Canção Nova disponível no iPhone

:: Faça parte do grupo "Eu acesso o cancaonova.com"
:: Escolha um canal e acompanhe a CN on line


Acompanhe as pregações pelo twitter @cancaonova
e retuite a mensagem que mais falar ao seu coração.

Adquira essa pregação pelo telefone
(12) 3186-2600

↑ topo