Filhos são dons de Deus

Ivana Brandão

Ivana Brandão
Foto: Wesley Almeida/cancaonova.com

Deus tem compromisso com a família

Gosto muito de ler sobre as famílias que estão na  Bíblia, sendo que a única perfeita é a Sagrada Família, as demais são famílias problemáticas, com questões que, se vivêssemos, nos deixariam de “cabelo em pé”. Sobretudo, a Bíblia nos mostra restaurações das famílias, o compromisso e propósito que Deus têm para com a família.

Nada é por acaso, é providência de Deus

Talvez, hoje, você acredite que está tendo a oportunidade de meditar a respeito do propósito de Deus para com a família, por acaso (ou ainda) pela sua própria vontade,  enquanto que, na verdade, é Deus que sempre dá o primeiro passo. Então, é sua providência que permite que, hoje, essa Palavra venha ao seu coração.

As famílias da Bíblia 

Gênesis apresenta a alegoria da primeira família. Aquela que tem seu cerne na junção entre homem e mulher. No único ser que foi criado a imagem e semelhança de Deus; e essa dignidade é algo único, independente da idade ou da situação, somos a imagem e semelhança de Deus.

A família é um projeto de Deus

O projeto de Deus para a construção ideal de sociedade para a humanidade é a família, que foi construído de maneira simples, na união entre um homem e uma mulher. Curioso é o primeiro chamado de Deus para Adão e Eva: “Sede fecundos”.

Casamento não é simples espaço para procriação

Casamento não é simples espaço para procriação, as pessoas confundem fecundidade com obrigação de procriar. Você pode ser fecundo sem ser casado, esse é o caso dos celibatários que geram filhos espirituais.

Filhos são dons, não consequências

Num casamento os filhos não são simples consequências do casamento, é preciso sempre lembrar que a família é família mesmo antes de haver filhos, a família é sim o lugar ideal para a criação de filhos. É preciso sim aceitar este chamado, está vocação, pois o desejo de Deus é que sejamos fecundos.

Família é lugar de santificação

A família não é um lugar de paz e tranquilidade, e sim um lugar de santificação. Santificação que se dá pelo exercício da paciência, da compreensão e do exercício do amor inspirados no exemplo do próprio Deus. Como pais devemos ser exemplos do amor de Deus para nossos filhos, não a espera de que sejam perfeitos, mas amando, suportando e educando, independente das suas falhas e defeitos.

Deus é nosso exemplo de paternidade

Os filhos são dons de Deus! Não são um dever, e sim uma escolha de abertura à fecundidade não apenas física, mas espiritualmente. A fecundidade necessita da nossa entrega e disposição.

Leia mais:
Os desafios da vida familiar
A importância da família no plano de Deus
Qual o papel da família na formação de homens novos?

Por mais que amemos, não podemos projetar sobre nossos filhos as nossas expectativas; por mais que desejemos o bem e os orientemos, eles não são nossos robozinhos, logo irão errar. É preciso nos inspirar em Deus que nos ama e quer o melhor para nós, e mesmo assim, não tira de nós a nossa liberdade.

Educar é um desafio

Muitos perigos ameaçam nossos filhos, o mundo está afastado de Deus, sem valores, incentivando as práticas pecaminosas. Educar é um desafio, não é uma fórmula pronta, exige amor e atenção, mas também exige que peçamos sabedoria a Deus, para que possamos ensinar valores para que conheçam o caminho da santidade.

Os filhos refletem aquilo que precisa mudar em nós

Os filhos são espelhos de coisas que precisamos mudar em nós mesmos. Muitas vezes, o comportamento deles é um simples reflexo do nosso comportamento, o qual por vezes precisamos mudar. Sejamos, portanto, pais e mães conscientes e tementes a Deus, para formarmos filhos tementes a Ele também. Não nos esqueçamos que: ser pai e mãe não se é por um dia, e sim em todos os dias.

Deus nos diz hoje: “Sede fecundos!”! Que essas palavras venham quebrar, em nossa vida, todo medo e maldição, que faça arder, em nós, o desejo de sermos verdadeiramente pais e mães.

 

Transcrição e adaptação: Jonatas Passos

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo