Nossa Senhora um exemplo de virtude

Padre Adriano Zandoná

Nossa Senhora nos dá o exemplo de virtude para a vida com Deus

Neste dia especial em que comemoramos Nossa Senhora Aparecida, relembramos a figura materna, uma figura de carinho, uma figura de acolhida e cuidado. Celebrar Maria é relembrar, sobretudo, que Deus quis dar-nos uma mãe. Isso fica evidente ao relembrarmos que nosso Senhor Jesus Cristo, estando ainda na cruz, disse a João, que representava ali a Igreja: “Eis aí a tua mãe”.

Nossa Senhora é um ícone de virtude. Entretanto, quero destacar duas virtudes em especial: sensibilidade e intercessão, para que possamos perceber no exemplo d’Ela ingredientes para uma vida de fé eficaz.

A mulher tem a perspicácia, o dom de perceber os detalhes. A sensibilidade é uma virtude própria na alma feminina, coisa que nós homens muitas vezes não percebemos. Essa virtude, tão presente na figura de Nossa Senhora, evidencia que ela não tinha a atenção centrada no próprio umbigo, mas nas necessidades dos outros. A sensibilidade é uma virtude que deve vitalmente ser desenvolvida por todo cristão.

:: Ajude a Canção Nova

Nossa Senhora demonstrou nas bodas de Caná que a intercessão pode mudar o rumo de situações. A intercessão mostra confiança no poder de Deus em mudar qualquer situação, mesmo diante de uma aparente negativa. Nossa Senhora nos dá o exemplo de que se intercedermos Deus pode agir a nosso favor.

Mas podemos receber negativas de Deus? O evangelho nos mostra que sim ao relatar sobre a mulher cananéia, mãe de uma menina que estava terrivelmente possuída, em que a resposta de Jesus, a primeira vista, foi negativa. Existia ali o preconceito dos judeus, mas ela não parou diante da negativa e de todo o problema cultural, ela persistiu e intercedeu pela filha, recebendo assim a libertação.

Nossa Senhora hoje nos dá o exemplo de como devemos agir diante das dificuldades, do sofrimento, de como deve ser nossa postura como cristãos, buscando as virtudes da sensibilidade e da intercessão. Precisamos imitá-la, para que possamos viver uma fé eficaz!

Assista a um trecho da pregação:

Leia também:
Novena de Nossa Senhora Aparecida
Ame a Eucaristia, ame Nossa Senhora

Transcrito e adaptado por Jonatas Passos

contribuicaocn

 

↑ topo