Reconciliação, um caminho para o amor

Jimmy Fioramonte

Sem reconciliação é impossível viver o amor

Aquele que conhece a devoção ao Sagrado Coração de Jesus sabe que é impossível separar a misericórdia de Deus do perdão para com o próximo. Essa devoção, adotada pela Igreja, só é possível de ser vivida se seguirmos os passos de Cristo, que em Seu ministério não só pregou, mas viveu a misericórdia.

Jesus recomendou a Seus discípulos o amor, e não existe manifestação maior de amor do que a misericórdia. O Senhor ofereceu a si mesmo, para que pudéssemos desfrutar da misericórdia d’Ele. Hoje, Ele nos chama a amar o próximo como Ele nos amou.

Somos convidados a ser combatentes do amor, mas não podemos ser combatentes do amor sem vivê-lo. Jesus nos questiona: como podemos ser chamados discípulos se não praticarmos o amor? Pregação sem prática não serve! Na experiência daquilo que Deus tem nos chamado é que seremos pregadores do Evangelho do amor.

Para que possamos exercitar e viver o amor, não existe forma melhor do que o perdão, não existe caminho mais eficaz do que a reconciliação. Ele nos deu o exemplo, reconciliou-nos com Deus; então, devemos romper as barreiras, desvencilhar-nos das mazelas, arrogância e orgulho para nos reconciliar com o próximo.

É preciso sempre fazer um exame de consciência e perceber todo o orgulho e dureza de coração, que necessita ser transformada em nós, confessar e nos converter, pois só pela conversão e santificação adquirimos a capacidade de verdadeiramente viver o amor, viver a reconciliação com Deus e o próximo.

Vamos, então, abrir mão do nosso orgulho, permitir que o Espírito Santo trabalhe em nossa vida, pois quando conseguimos então caminhar e viver o amor e a reconciliação, essa será a melhor oferta que poderemos oferecer a Deus.

Leia também:
Jesus, Senhor e vencedor!  
O amor e a misericórdia caminham juntos

 

Transcrito e adpatado por Jonatas Passos

↑ topo