Qual o segredo da felicidade familiar?
Muitas pessoas trazem dentro de si uma raiva e não sabem de onde ela vem. Algo diabólico está acontecendo para separar as famílias. Quando falta diálogo, amor e oração as pessoas se transformam em coisas, e coisas jogamos fora.
Há filhos que estão trocando os pais por um celular ou por um trabalho. As pessoas estão trocando a família por bens materiais. Os filhos, muitas vezes, não pensam no sofrimento dos pais, para eles o importante é ser feliz.
O mundo quer ser apenas feliz, mas nós que somos cristãos queremos ser felizes e santos. Eu não quero ser um santo triste e não quero ser um feliz pecador. Quem procura a felicidade de verdade acaba encontrando o amor.
Lições de São José
A primeira lição que se pode aprender com São José é não fazer nem dizer nada para sua esposa de “cabeça quente”. Fale sem raiva, faça as coisas com calma. Será que não é isso que está faltando para sua família ser feliz? Na hora da raiva, faça como José.
Segunda lição: repudiar em silêncio. Quem ama se cala pelo amor. Não fale mal da sua família, fale com Deus. Pare de falar mal da sua família!
Terceira lição: a oração. A resposta de José não estava nos homens, mas em Deus. Homens, o anjo está falando para você: ‘não tenhas medo de assumir a sua família’!
“Naquele tempo apareceu um decreto de César Augusto, ordenando o recenseamento de toda a terra. Este recenseamento foi feito antes do governo de Quirino, na Síria. Todos iam alistar-se, cada um na sua cidade. Também José subiu da Galileia, da cidade de Nazaré, à Judeia, à Cidade de Davi, chamada Belém, porque era da casa e família de Davi, para se alistar com a sua esposa Maria, que estava grávida. Estando eles ali, completaram-se os dias dela. E deu à luz seu filho primogênito, e, envolvendo-o em faixas, reclinou-o num presépio; porque não havia lugar para eles na hospedaria”. (Lucas 2, 1-7)
Maria queria o melhor para receber o filho de Deus, mas aceita o melhor que José podia oferecer, que era a gruta e a manjedoura. Ele não podia dar mais. As mulheres podem aprender com Maria a aceitar o limite do outro, aceitar o que o esposo pode dar. Não vemos Maria blasfemar, não vemos Maria reclamar com Deus. A gruta, a manjedoura já são providência. A família que convive com as condições que tem e se alegra com o que o outro pode dar é uma família feliz.
Olhe para a família de Nazaré e aprenda que a felicidade não está nas coisas, mas na família que Deus nos dá.
O mundo está caminhando contrário à Palavra de Deus. A nossa família é exemplo de Jesus, Maria e José, não é uma família mundana.
Ninguém e casa para viver sozinho. Você perdeu seu filho para as bebidas, para as drogas? Voltem os dois, marido e mulher, para buscar seu filho. Perdeu separado, vamos recuperar juntos. Sabedoria vem de sabor, saborear a vida com a família. É necessário ir à missa, rezar o terço, frequentar a catequese. Assim a família leva os filhos a crescerem em estatura, sabedoria e graça.
Não fique procurando culpados para os problemas da sua família! Não leve tudo tão a sério, ria de você mesmo. Não canse de dar carinho para sua família!
Vamos aprender a viver em família e valorizar o outro pela beleza que ele é
Olhe para Jesus, Maria, José e aprenderá como se vive em família.
A sua casa é como uma colcha de retalhos. A família é uma só, mas cada um é diferente. Um gosta de sal, outro gosta de doce; um gosta do dia, outro gosta da noite; um gosta de sítio, o outro gosta de praia. Somos diferentes! O bonito da colcha de retalho é que a tesoura é usada apenas uma vez, sempre se usa agulha e linha. A tesoura sempre separa, agulha e linha sempre unem. Você que é filho, esposo e esposa, tem usado tesoura ou agulha e linha?
Vamos olhar para a Sagrada Família e perguntar: o que Jesus, Maria e José fariam se estivessem no meu lugar?
Transcrição e adaptação: Míriam Santos Bernardes
HOSPEDAGEM | CAMPING | REGULAMENTO DO CAMPING | ALIMENTAÇÃO | CURSOS