O Cristo Ressuscitado se deixa tocar

Ivana Brandão

Ivana

Ivana Brandão- Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

A paz do Ressuscitado! Essa é a primeira saudação que Jesus faz para os discípulos temerosos. São Paulo dizia em suas cartas: “Que a paz do Deus eterno possa te abençoar!” Jesus Cristo ressuscitou verdadeiramente!

Jesus ressuscitado quer também nos ressuscitar! Estamos vivendo as Oitavas da Páscoa, um único dia desde o último domingo da Ressurreição; estamos festejando a razão da nossa vida, e nossa fé seria vã se Ele não tivesse ressuscitado. 

O Senhor quer nos tocar e nos mostrar, verdadeiramente, que Ele está vivo! A liturgia da Igreja, neste tempo, tem nos mostrado as manifestações do Cristo ressuscitado, do Senhor que vai em busca do Seus, que se deixa olhar, que come com eles e os deseja a paz. 

 

Tocar o Ressuscitado

Dois evangelhos nos explicam essa realidade. O primeiro, é Maria Madalena, que fica agoniada, chora e pergunta onde colocaram o seu Senhor. Ela se encontra em um jardim, e nós vimos jardins na Quinta-feira Santa, os quais relatavam que Jesus estava no Jardim do Getsêmani, quando pergunta: “A quem procurais?”. Em um outro jardim, Jesus encontra Maria Madalena.

“Eles lhe perguntaram: ‘Mulher, por que choras?’. Ela respondeu: ‘Porque levaram o meu Senhor, e não sei onde o puseram’. Ditas essas palavras, voltou-se para trás e viu Jesus em pé, mas não o reconheceu. Perguntou-lhe Jesus: ‘Mulher, por que choras? Quem procuras?’. Supondo ela que fosse o jardineiro, respondeu: ‘Senhor, se tu o tiraste, dize-me onde o puseste e eu o irei buscar’. Disse-lhe Jesus: ‘Maria!’. Voltando-se ela, exclamou em hebraico: ‘Rabôni!’ (que quer dizer Mestre). Disse-lhe Jesus: ‘Não me retenhas…'” (João 20, 13-17)

Jesus perguntou para Maria por que ela estava chorando, e era a mesma voz que falou, no Getsêmani, para os soldados que procuravam O prender; e em outro momento, também perguntou a Madalena. Essa é a mesma voz que nos pergunta hoje: “A quem você tem procurado? Quem roubou a sua felicidade?”.

Ivana

“Jesus ressuscitado quer também nos ressuscitar!” Foto: Arquivo CN/cancaonova.com

Compreendemos esse primeiro texto a partir desse outro, em João 20,27: “Depois disse a Tomé: Põe aqui o teu dedo, e vê as minhas mãos; e chega a tua mão, e põe-na no meu lado; e não sejas incrédulo, mas crente.”

Deus se revela

No Antigo Testamento, percebemos que Deus colocou uma distância entre nós e Ele, não porque não nos quer por perto, mas porque não suportaríamos a Sua presença, a Sua glória. Deus quer o bem, quer nos amar! Ele nos toca.

Quando Deus, mesmo proibindo o povo de tocá-lo, tocando-os, deixa-se tocar. Ele vai ensinando o povo a ser tocado por Ele, e, tocando-O, aprendendo a conhecê-Lo. Deus, aos poucos, vai mostrando que é um Deus de amor e vai nos educando. 

Leia mais:
:: Jesus Cristo ressuscitou! Está vivo!
:: Maria Madalena: de pecadora a discípula 
:: Viva a vida nova em Cristo
:: Jesus Cristo ressuscitou! Está vivo!

No Novo Testamento, Jesus se deixar tocar. Sua encarnação nos permite apalpá-Lo. Jesus cura o leproso, deixa-se tocar pela hemorroíssa, uma mulher que não tinha convívio social.   

Jesus não é um fantasma nem uma ideia, Ele se encarnou, é um Deus que se fez carne, ressuscitou e nos ressuscitará!

Jesus quer deixar você tocá-lo na Galileia da sua casa, vivendo o ordinário da vida, permitindo que você O toque. Ele quer se encontrar com você!

Transcrição e Adaptação: Bruna Marta

 

Evite nomes e testemunhos muito explícitos, pois o seu comentário pode ser visto por pessoas conhecidas.

↑ topo
Pregações Youtube