PHN

Jovem, aprenda a perseverar na luta pela santidade

Padre Bruno Costa

Padre Bruno Costa | Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

Evangelho (Mt 10,16-23)

— O Senhor esteja convosco.

— Ele está no meio de nós.

— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Mateus.

— Glória a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas.

Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações. Quando vos entregarem, não fiqueis preocupados como falar ou o que dizer. Então, naquele momento, vos será indicado o que deveis dizer. Com efeito, não sereis vós que havereis de falar, mas sim o Espírito do vosso Pai é que falará através de vós.

O irmão entregará à morte o próprio irmão; o pai entregará o filho; os filhos se levantarão contra seus pais e os matarão. Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo. Quando vos perseguirem numa cidade, fugi para outra. Em verdade vos digo, vós não acabareis de percorrer as cidades de Israel, antes que venha o Filho do Homem”.

— Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Amados irmãos, queridos padres e diáconos, Comunidade Canção Nova, que bom estarmos juntos nesse momento de partilha da Palavra! Somos convidados a estar sintonizados com Deus. Não existe salvação fora d’Ele. É isso o que nos lembra o refrão do Salmo Responsorial de hoje, ao afirmar: “A salvação vem de Deus!”

Eu louvo e bendigo a Deus pela inspiração que o Senhor concedeu ao Dunga para trabalhar, durante esse PHN, com a passagem bíblica de Efésios 6, pois a nossa luta não é contra pessoas de carne e sangue, mas sim contra as forças espirituais do mal.

Jovem, você precisa aprender a perseverar

Queridos jovens, precisamos ser rapazes e moças que amam a Palavra de Deus. A nossa geração é chamada a fazer a diferença! Você quer ser um jovem livre? Então, seja um jovem da Palavra! Seja um jovem da Verdade! Precisamos ser homens e mulheres que se revestem da força da Palavra de Deus, que acreditam nas promessas d’Ele.

A juventude PHN precisa acreditar na Palavra do Senhor. Ser de Deus não é ser alguém triste, mas é sim ser uma pessoa alegre, capaz de proclamar, com a própria vida, as maravilhas do Senhor.

A nossa vida, meus irmãos, precisa ser uma bandeira do PHN. Não basta levantarmos essa bandeira do PHN apenas na Canção Nova, neste acampamento de oração; precisamos, com o nosso próprio testemunho de vida, levantar essa bandeira de santidade, pois os dias são maus.

“Seja um jovem da Palavra!” – Padre Bruno Costa Foto: Wesley Almeida / cancaonova.com

No próximo domingo, ao fim da Missa de encerramento deste PHN, nós sairemos da Canção Nova com uma missão tremenda, a exemplo daqueles discípulos que ouviram essas palavras de Nosso Senhor: “Eis que eu vos envio como ovelhas no meio de lobos. Sede, portanto, prudentes como as serpentes e simples como as pombas. Cuidado com os homens, porque eles vos entregarão aos tribunais e vos açoitarão nas suas sinagogas. Vós sereis levados diante de governadores e reis, por minha causa, para dar testemunho diante deles e das nações”.

Você, jovem, está preparado para isso? Está preparado para essa missão de anunciar, com a própria vida, as maravilhas do Senhor? Não tenha medo dos desafios nem das perseguições que este mundo coloca diante de você. Acredite: não serão nossas palavras que convencerão as pessoas, mas será o Espírito Santo que fará a obra. Por isso, coragem, querido jovem! Não tenha medo, proclame com alegria – e com sua própria vida – a força do Evangelho.

E Jesus continua a nos dizer no Evangelho de hoje: “Vós sereis odiados por todos, por causa de meu nome. Mas quem perseverar até o fim, esse será salvo”.

Perseverar na luta pela santidade

Para ser salvo é preciso o quê? Perseverança! A perseverança é o segredo dos fortes. O que mais eu tenho suplicado a Deus, ao longo de todos esses anos de caminhada, é a graça da perseverança. E agora eu aproveito para dizer: “Muito obrigado, padre Jonas, pela sua perseverança, pois o senhor me ensinou a ser amigo do Espírito Santo”.

Padre Jonas Abib sofreu muito por causa do seu amor à evangelização, mas ele perseverou até o fim. Feliz aquele que consegue perseverar, recomeçar a cada dia. E isso não significa que aquele que persevera não terá tribulações. Teremos muitas tribulações, meus irmãos, mas não seremos derrotados!

Leia mais:

:: Deus forma seus guerreiros nas batalhas da vida

:: 5 lições para superar o deserto

:: Caminho PHN: a rota começa dentro de si

O inimigo quer destruir a nossa juventude. Diante disso, temos de pedir a Deus a graça de sermos seguidores da luz, homens e mulheres transfigurados pela santidade.

Meu desejo é que a gente saia deste encontro com essa tremenda vontade de sermos santos na nossa casa, no nosso namoro, no nosso trabalho, enfim, naquilo que vivemos no dia a dia. Saiba que Deus não nos trouxe aqui em vão! Você, jovem, é um escolhido, um separado por Deus. O Senhor deu a você uma missão.

Aquilo que Deus promete, Ele cumpre. As promessas d’Ele se cumprirão na sua vida, jovem! Mas você precisa ser amigo do tempo. Paciência! Você precisa aprender a perseverar e proclamar, com a sua vida, que a salvação vem de Deus.

Que você saia desse PHN decidido a ser santo. Que o Senhor suscite uma juventude capaz de levantar essa bandeira do PHN, essa bandeira de santidade.

Transcrição e adaptação: Alexandre Oliveira


Alexandre Oliveira

Membro da Comunidade Canção Nova, desde 1997, Alexandre é natural da cidade de Santos (SP). Casado, ele é pai de dois filhos. O missionário também é pregador, apresentador e produtor de conteúdo no canal ‘Formação’ do Portal Canção Nova.

↑ topo